Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/50025
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | por |
dc.contributor.author | Cruz, Joana | por |
dc.contributor.author | Cadime, Irene Maria Dias | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-02T12:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Viana, F. L., Cruz, J., & Cadime, I. (2017). «Ler antes de ler». Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 17-37). Porto Alegre: Penso. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-8429-108-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50025 | - |
dc.description.abstract | O conceito de pré-requisitos para a aprendizagem da leitura deu lugar ao conceito de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Esta mudança conceitual é importante. A leitura e a escrita são aprendizagens de natureza cultural. Ao contrário da linguagem oral, que é adquirida naturalmente, bastando estar-se exposto a ela, a linguagem escrita tem de ser ensinada (e aprendida). Assim sendo, a exibição, por parte das crianças, de comportamentos que revelam diferentes graus de apropriação da linguagem escrita está dependente das interações e experiências que o meio lhes tiver proporcionado. Há um conjunto de competências que facilitam o caminho para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas essas aprendizagens, por sua vez, também abrem caminho, pelas exigências que encerram, ao desenvolvimento de um conjunto de competências. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Penso Editora | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura | por |
dc.subject | Literacia emergente | por |
dc.subject | Conceitos sobre o impresso | por |
dc.title | “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 17 | por |
oaire.citationEndPage | 37 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª | por |
rcaap.embargofct | Não autorização da editora. Caso o livro esgote a editora decida não o reeditar, será disponibilizado integralmente online. | por |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | DECOLE. Desenvolvendo competências de letramento emergente | por |
Appears in Collections: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIANA_Cap_2 (1).pdf Restricted access | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |