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TítuloA natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência
Outro(s) título(s)The nature of verbal interactions during school field trips to the optical section of a science museum
Autor(es)Rodrigues, Francisco Manuel Estanislau Azevedo
Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveMuseu de Ciência
Módulos interativos
Educadores em ciências
Interações verbais
Educação não formal em física
Science museums
Interactive exhibits
Science educators
Non-formal education
Verbal interactions
Data2015
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
RevistaRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
CitaçãoRodrigues, F. & Afonso, A.S. (2015). A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(1), 173-194
Resumo(s)Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.
This study, conducted in a science museum aimed at understanding the nature of the verbal interactions between students. In particular, it focused on how students process information and how science educators (teachers or museum educators) promote cognitive engagement with the exhibits. Conversations were recorded in three optical exhibits, which were later transcribed. The analysis of 97 dialogues between students, 14-15 years, revealed that the cognitive engagement of students with modules is superficial, the presence of science educators enhances the processing of information but few interactions were of the exploratory type. Suggestions are made to enhance the involvement of students with the exhibits.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50272
ISSN1806-5104
e-ISSN1984-2686
Versão da editorahttps://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2511/1911
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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