Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50709

TítuloEnsino artístico especializado: um sistema, duas escolas, que articulação?
Autor(es)Marques, Carlos Pedro de Magalhães
Orientador(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveArticulação
Ensino artístico
Politicas educativas
Ensino articulado
Articulation
Artistic education
Educational policies
Articulated teaching
Data2017
Resumo(s)A presente dissertação de mestrado insere-se no domínio das Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, tendo como foco principal a articulação interescolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado. Desde finais do século passado que a legislação prevê a frequência do ensino artístico em regime articulado, sendo que a componente geral do plano de estudos é lecionada numa escola de ensino genérico e a componente vocacional é lecionada numa escola de ensino artístico superiormente reconhecida. A legislação específica é pouco prescritiva e deixa amplo espaço para a atuação dos atores das duas unidades em articulação. Neste contexto interessa perceber como se articulam duas escolas, com formas de organização e regras de atuação e gestão distintas, no sentido de permitir aos seus alunos o desenvolvimento do seu percurso escolar normal articulado com uma formação artística especializada. A presente investigação, através de um estudo de caso, mostra que a margem de atuação consignada às escolas não estará a ser aproveitada no sentido de proporcionar aos atores organizacionais uma mais coerente base de intervenção, permitindo-lhes em determinadas situações, pelo contrário, atuar por conta própria, gerando conflitos que redundam em eventuais prejuízos para os que menos os deveriam sentir. Apesar da instauração de um sistema normativo informal e das várias tentativas de adaptação localizada, conclui-se que a articulação entre as duas escolas é débil. Tal situação, potenciadora de imprevisibilidade, incerteza e ambiguidade, faz o plano da ação do sistema estudado deslocar-se, no continuum díptico, para o polo da anarquia organizada.
This master's thesis is in the field of Educational Sciences, in the area of specialization in Educational Administration, having as main focus the interschoolar articulation in the scope of specialized artistic education. Since the end of the last century, the legislation contemplates the attendance of artistic education on an articulated scheme, with the general component of the syllabus taught at a generic school and the vocational component taught at an authorized artistic school. The specific legislation is not prescriptive and leaves ample scope for the performance of the actors of the two units in articulation. In this context, it is important to understand how two schools, with different forms of organization and rules of operation and management, are articulated, in order to allow their students to develop a normal school path articulated with a specialized artistic education. Through a case study, this investigation shows that the scope of action assigned to schools is not being used to provide organizational actors with a more coherent basis of intervention. On the contrary, in some situations, allows them to act on their own, generating conflicts that may result in possible damages for those who should not feel them. Despite the establishment of an informal normative system and the various attempts of localized adaptation, it is concluded that the articulation between the two schools is loosely coupled. This situation, which enhances unpredictability, uncertainty and ambiguity, makes the plan of action of the studied system to move, in the continuum díptico, to the pole of organized anarchy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50709
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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