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https://hdl.handle.net/1822/50713
Título: | Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira |
Outro(s) título(s): | Rôle de la supervision du stage dans la promotion de l'apprentissage coopératif dans l'enseignement du français comme langue étrangère |
Autor(es): | David, Ana Maria |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Estágio Formação Supervisão pedagógica Apprentissage coopératif Stage Formation Supervision pédagogique |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como foco principal um programa de formação sobre a aprendizagem
cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira (FLE), desenvolvido pela
investigadora no papel de supervisora, no âmbito de supervisão de estágio pedagógico numa
universidade moçambicana. Através desse programa, pretendia-se que os estagiários
adquirissem conhecimentos acerca da aprendizagem cooperativa, a fim de colocá-la em
prática e melhorar o desempenho profissional e a aprendizagem dos alunos. De acordo com o
referencial teórico da aprendizagem cooperativa e da supervisão pedagógica, procurou-se
explorar uma abordagem reflexiva da supervisão, tendo-se definido os seguintes objetivos de
investigação: caracterizar o papel do professor e dos alunos no ensino de FLE; analisar
práticas de promoção da cooperação no ensino de FLE; avaliar o impacto da formação no
desenvolvimento profissional dos estagiários; identificar constrangimentos da implementação
da aprendizagem cooperativa no ensino e aprendizagem de FLE.
Trata-se de um estudo de caso de natureza interventiva e interpretativa, no qual se usaram as
seguintes técnicas de recolha de dados: observação de aulas, questionários (aos alunos,
estagiários e professores cooperantes) e notas de campo das sessões de formação. O estudo
permite concluir que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que motiva e ajuda o aluno
a cooperar e a aprender, embora seja difícil de desenvolver em turmas numerosas. Os
participantes valorizaram o programa de formação desenvolvido, e a reflexão feita ao longo
do programa ajudou os professores cooperantes e os estagiários a posicionarem-se face à sua
ação como profissionais de educação no ensino de FLE. Com base no estudo, podemos dizer
que a supervisão pode desempenhar um papel importante na inovação das práticas escolares,
recomendando-se uma abordagem reflexiva e promotora da autonomia dos futuros
professores. Cette thèse a pour objectif principal un programme de formation à l'apprentissage coopératif dans l'enseignement du français langue étrangère (FLE), développé par le chercheur dans le rôle de superviseur, dans le cadre de la supervision du stage pédagogique dans une université mozambicaine. Grâce à ce programme, les stagiaires devaient acquérir des connaissances sur l'apprentissage coopératif afin de le mettre en pratique et améliorer la performance professionnelle et l'apprentissage des élèves. Selon le cadre théorique de l'apprentissage coopératif et de la supervision pédagogique, nous avons cherché à explorer une approche réflexive de la supervision en définissant les objectifs de recherche suivants: caractériser le rôle de l'enseignant et des élèves dans l'enseignement de FLE; analyser les pratiques pour promouvoir la coopération dans l'enseignement de FLE; évaluer l'impact de la formation sur le développement professionnel des stagiaires; identifier les contraintes dans la mise en oeuvre de l'apprentissage coopératif dans l'enseignement et l'apprentissage de FLE. C'est une étude de cas d'intervention et d'interprétation, dans laquelle les techniques de collecte de données suivantes ont été utilisées: observation des classes, questionnaires (aux étudiants, stagiaires et enseignants coopérants) et notes de terrain des sessions de formation. L'étude conclut que l'apprentissage coopératif est une stratégie qui motive et aide l'étudiant à coopérer et à apprendre, bien qu'il soit difficile de le développer dans degrands groupes. Les participants ont apprécié le programme de formation développé et la réflexion tout au long du programme a aidé les enseignants et les stagiaires à se positionner vis-à-vis de leur action en tant que professionnels de l'éducation dans l'enseignement de FLE. Sur la base de l'étude, nous pouvons dire que la supervision peut jouer un rôle important dans l'innovation des pratiques scolaires, recommandant une approche réflexive et favorisant l'autonomie des futurs enseignants. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50713 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Maria David.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |