Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50809
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, António Carvalho da | por |
dc.contributor.author | Costa, Maria Carolina Pereira da | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-21T16:41:48Z | - |
dc.date.available | 2018-02-21T16:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.date.submitted | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. C. & Costa, M. C. P. (2016). Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia, 22, 297-333. | por |
dc.identifier.issn | 1137-2346 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/50809 | - |
dc.description.abstract | Elegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura. | por |
dc.description.sponsorship | CIED - Universidade do Minho; FCT - UID/CED/1661/2013 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Santiago de Compostela (USC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Leitura de literatura | por |
dc.subject | Cânone | por |
dc.subject | Exame nacional | por |
dc.subject | Portuguese language | por |
dc.subject | Literatary Reading | por |
dc.subject | Canon | por |
dc.subject | External evaluation | por |
dc.subject | National examination | por |
dc.title | Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016) | por |
dc.title.alternative | Academic literary canon and evaluation of reading of Literature: a study of Portuguese tests of year 12 (2013-2016) | eng |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/3676/4389 | por |
oaire.citationStartPage | 297 | por |
oaire.citationEndPage | 333 | por |
oaire.citationVolume | 22 | por |
dc.identifier.eissn | 2340-003X | - |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
dc.subject.wos | Social Sciences | por |
sdum.journal | Moenia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cânone literário escolar, SIlva & Costa, 2016.pdf | 537,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |