Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50809

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, António Carvalho dapor
dc.contributor.authorCosta, Maria Carolina Pereira dapor
dc.date.accessioned2018-02-21T16:41:48Z-
dc.date.available2018-02-21T16:41:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationSilva, A. C. & Costa, M. C. P. (2016). Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia, 22, 297-333.por
dc.identifier.issn1137-2346por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/50809-
dc.description.abstractElegeu-se como núcleo de investigação a avaliação dos conhecimentos dos alunos do 12.º ano (período 2013-2016) no domínio da leitura do cânone escolar, cingindo-se esta análise documental à secção do exame consagrada à leitura literária e apoiando-se num quadro diversificado de dimensões, como a «Caracterização dos objetos de leitura» selecionados pelo avaliador, as «Estruturas textuais sobre as quais incidem as questões» ou as «Operações de leitura» solicitadas ao aluno. Os dados colhidos sugerem que, no exame de Português, se privilegia a avaliação de competências de leitura de textos literários de autores do cânone, como José Saramago, Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia Andresen, sendo tais textos predominantemente poéticos e narrativos. Os itens dos questionários incidem apenas nas estruturas textuais do nível semântico-pragmático e são requeridas operações mentais como a Inferência, a Identificação e a Justificação. Constata-se, ainda, que o avaliador desvalorizou, a partir de 2014, a explicitação de juízos críticos dos alunos-leitores decorrentes da sua experiência de leitura de Literatura.por
dc.description.sponsorshipCIED - Universidade do Minho; FCT - UID/CED/1661/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Santiago de Compostela (USC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLeitura de literaturapor
dc.subjectCânonepor
dc.subjectExame nacionalpor
dc.subjectPortuguese languagepor
dc.subjectLiteratary Readingpor
dc.subjectCanonpor
dc.subjectExternal evaluationpor
dc.subjectNational examinationpor
dc.titleCânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016)por
dc.title.alternativeAcademic literary canon and evaluation of reading of Literature: a study of Portuguese tests of year 12 (2013-2016)eng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/3676/4389por
oaire.citationStartPage297por
oaire.citationEndPage333por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn2340-003X-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalMoeniapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cânone literário escolar, SIlva & Costa, 2016.pdf537,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID