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https://hdl.handle.net/1822/50982
Título: | Formação e trabalho dos enfermeiros em unidades de cuidados intensivos: estudo comparado Portugal e Brasil |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula Püschel, Vilanice Padilha, Kátia |
Palavras-chave: | Formação e trabalho Enfermeiros Unidades de terapia intensiva; metodologia comparada; unidades de terapia intensiva Metodologia comparada Training and work Nurses Intensive care units Compared methodology |
Data: | 2016 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Viseu |
Citação: | Macedo, Ana; Vilanice Püschel; Kátia Padilha. Formação e Trabalho dos Enfermeiros em Unidades de Cuidados Intensivos: Estudo Comparado Portugal e Brasil, Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação, In Atas XIII Congresso da SPCE – Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação - CD-ROM, Viseu, 2016. |
Resumo(s): | O estudo centra-se nas políticas, nos princípios e nas lógicas de ação que se
consubstanciam em práticas e estratégias de educação e formação dos enfermeiros que
trabalham em unidades de cuidados intensivos situadas em países distintos, Portugal e Brasil. A
opção por situarmos o estudo em duas unidades de cuidados intensivos e nas práticas dos atores
destas unidades, ou seja, nos seus modos de gestão, possibilita-nos compreender até que ponto
o exercício profissional dos enfermeiros que trabalham numa unidade de cuidados intensivos
pode ser educativo e formativo, quer pelo sistema de valores nos quais está imerso, quer pelo
recurso a outros valores, a serem desvendados. Para a recolha e tratamento da informação fazse
uso de diversas técnicas de investigação, tendo-se privilegiado a análise documental, o
inquérito por entrevista e a observação no terreno, recorrendo-se a uma metodologia comparada,
a partir de uma amostra intencional. Os dados preliminares permitem-nos reconhecer
similaridades entre aspetos da realidade dos dois países, mas também diferenças, por algumas
especificidades culturais e estruturais, relativas ao desenvolvimento das unidades de cuidados
intensivos, em hospitais universitários. Se por um lado, as semelhanças se destacam por ambas
as unidades se caracterizarem pelo seu ambiente complexo e exigente para os profissionais que
têm por principal atividade a supervisão/monitorização contínua de cuidados especializados, por
outro, as diferenças dizem respeito à estrutura tecnológica, às dinâmicas de trabalho e ao tipo de
educação e formação que acontece no local de trabalho. The study focuses on the policies, principles and logic of action that are embodied in practices and strategies of education and training of nurses working in intensive care units located in different countries, Portugal and Brazil. The decision to situate the study in two intensive care units and in the practices of the actors of these units, that is, in their modes of management, enables us to understand to what extent the professional practice of nurses working in an intensive care unit can be educational and a training tool, either by the values system on which it is immersed, either by using other values, to be unraveled. For the collection and processing of information, various research techniques are used, having been privileged the document analysis, survey through interviews and observation in the field, making use of a comparative methodology, from an intentional sample. Preliminary data allow us to recognize similarities between some reality aspects in both countries, but also differences, created by certain cultural and structural characteristics on the development of intensive care units in university hospitals. If, on the one hand, the similarities stand out for both units being characterized by their complex and demanding environment for professionals who are mainly engaged in the supervision / continuous monitoring of specialized care, on the other hand, the differences relate to the technological structure, working dynamics and the type of education and training that takes place in the workplace. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50982 |
ISBN: | 978-989-96261-6-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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XIII_SPCE_2016_atas.pdf | 542,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |