Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51169

TítuloNarrative retelling task: um estudo com crianças em idade pré-escolar em contextos inclusivos na região norte de Portugal e no Luxemburgo
Autor(es)Sapage, Sara Pereira
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Abreu, Pascale Engel de
Palavras-chaveAvaliação
Linguagem
Narrativas orais
Compreensão auditiva
Intervenção precoce
Assessment
Language
Oral narratives
Listening comprehension
Early intervention
Data2017
Resumo(s)A presente investigação enquadra-se num dos segmentos do pré-teste do projeto: A Preschool Oral Language Intervention for Language-Minority Children: A Randomised Controlled Trial (POLILUX). Esta dissertação tem como finalidade analisar e comparar as competências linguísticas, ao nível das narrativas orais e compreensão auditiva, de crianças em idade pré-escolar, em contextos inclusivos, monolingues residentes na região norte de Portugal, e no Luxemburgo, cuja língua materna é identificada pelos pais como sendo a língua portuguesa. A amostra é constituída por 46 crianças que residem em Portugal com idades compreendidas entre os 3 anos e os 6 anos e por 182 crianças residentes no Luxemburgo entre os 4 anos e os 5 anos. Foi aplicada a Narrative Retelling Task, versão portuguesa, que é constituída por duas tarefas. Os resultados obtidos neste estudo indicam que: a) na primeira tarefa do reconto da narrativa foram analisadas as medidas extensão média do enunciado (EME), número total de palavras (NTP) e número diferente de palavras (NDP), verificando-se uma influência da idade no desempenho na amostra de Portugal; b) na segunda tarefa foi analisada a medida da compreensão auditiva (CA), verificando-se uma evolução do desempenho segundo a faixa etária na amostra de Portugal. As crianças mais velhas obtiveram resultados superiores em relaçaão às crianças com faixas etárias inferiores; c) as crianças com 4 anos residentes no Luxemburgo obtiveram resultados semelhantes na medida EME comparativamente às crianças de Portugal. Nas restantes medidas os resultados obtidos foram inferiores; d) nas crianças residentes em Portugal, em todas as faixas etárias, e nas crianças com 4 anos residentes no Luxemburgo, os dados obtidos corroboram os dados relativos à EME para o português europeu em estudos semelhantes. A contribuição deste estudo para o conhecimento do uso das narrativas e da compreensão auditiva como avaliação da linguagem, em idades precoces e em diferentes países, demonstra a pertinência da prevenção do risco e intervenção precoce nas dificuldades da linguagem.
This investigation is one of the segments of the pre-test belonging to the project A Preschool Oral Language Intervention for Language Minority Children. A Randomised Controlled Trial (POLILUX). The aim of this study is to analyze and compare the language skills, in oral narratives and listening comprehension, in children of preschool age, in inclusive contexts, monolingual living in the northern region of Portugal and Luxembourg, whose first language is identified by their parents as the Portuguese language. The sample is 46 children living in Portugal with ages between 3 and 6 years old and 182 children living in Luxembourg aged between 4 and 5 years old. The Narrative Retelling Task, Portuguese version, that consists of two sub tasks, was applied. The results showed that: a) in the narrative retell sub task were analyzed the measures of mean length of utterance (MLU), total number of words (TNW) and different number of words (DNW), being observed evolution in the performance according to age in the sample of Portugal; b) in the listening comprehension sub task it was observed evolution in the performance according to the age in the sample of Portugal. The older children obtained superior results towards younger children. c) children aged 4 living in Luxembourg obtained similar results in MLU comparing to the children with same age children living in Portugal. In the remaining measures, the results were lower; d) the data of this study in children of all ages living in Portugal and in 4-year-old children of Luxembourg, confirm the data of MLU for the European Portuguese in similar studies. The contribution of this study for the knowledge of the use of narratives and of the listening comprehension as language assessment, in early ages and in different countries, showed the importance of risk prevention and early intervention in the language difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51169
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Pereira Sapage.pdf
Acesso restrito!
2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID