Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51784

TítuloA definição do condicional como modo ou tempo verbal: uma análise das propostas de gramáticas escolares de Português
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveGramáticas escolares
Modo condicional
Futuro do pretérito
Língua Portuguesa
Educational grammars
Conditional mode
Preterite future
Data2013
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela (USC)
RevistaMoenia
CitaçãoSilva, A. C. (2013). A definição do condicional como modo ou tempo verbal: uma análise das propostas de gramáticas escolares de Português. Moenia, 19, 497-521
Resumo(s)Tendo em conta o facto de, em várias gramáticas escolares portuguesas publicadas na sequência da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) (Ministério da Educação, 2004), ocorrerem certas oscilações na definição da natureza morfológica e semântica do condicional (modo versus tempo), achamos oportuno desenvolver um estudo particular que procurasse clarificar essas mesmas dúvidas. Assim, o objetivo principal desta análise é a avaliação da consistência das definições e da caracterização gramatical do modo condicional e/ou do tempo futuro do pretérito, com o intuito de esclarecer uma questão crítica que não apresenta unanimidade na descrição gramatical escolar portuguesa. Com esses fins e para estabelecer os fundamentos deste estudo e comparar orientações teóricas, consultaram-se, em primeiro lugar, as principais gramáticas de referência ou gramáticas teóricas do Português. Entretanto, fez-se uma leitura seletiva de três gramáticas teóricas e de três gramáticas práticas do italiano, do francês e do espanhol, com o intuito de comparar as suas definições do condicional. De seguida, delimitando previamente as dimensões da análise de conteúdo dos manuais de gramática, procedemos, então, ao confronto e à descrição dos textos de dez gramáticas escolares de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico e/ou do Ensino Secundário, procurando verificar as suas propostas de caracterização morfológica e semântica do modo/tempo condicional. Em termos de possíveis conclusões, esperamos poder clarificar as propostas destas gramáticas escolares e, simultaneamente, adotar uma perspetiva de abordagem pedagógica desta área sensível da gramática que seja mais eficaz para a aprendizagem dos alunos e mais compreensível do ponto de vista teórico.
Bearing in mind that fact that in various Portuguese educational grammars published in a series of new Linguistic Terminology for Elementary and Secondary Education (TLEBS) (Ministry of Education, 2004), there occurred a certain oscillation in the definition of the morphological and semantic nature of the conditional (mode vs. tense), we find it appropriate to carry out a specific study that seeks to clarify this doubt. Hence, the main objective of this analysis is the assessment of the coherence of these definitions and of the grammatical characterization of the conditional mode and/or a future tense of the preterite as a way to shed light on a critical issue that is not presented in a uniform way in the educational grammar description of Portuguese. With these goals in mind, and in order to establish the bases of this study and compare theoretical perspectives, in the first place we will consult the leading grammars of reference or the theoretical grammars of Portuguese. Nevertheless, a selective reading of three theoretical grammars and of three practical grammars of Italian, French and Spanish, is carried out with the intention of comparing how they define the conditional. Then, after having limited the dimension of this analysis of content from the grammar manuals, we proceed to the encounter and description of the texts from ten Portuguese educational grammars for the 3rd Cycle of Elementary education and / or Secondary Education, so as to verify their proposals of morphological and semantic characterization of the conditional mode/tense. As a way of possible conclusion, we hope to be able to clarify the proposals of these educational grammars and, at the same time, embrace a perspective of pedagogical approach to this sensitive area of grammar that will make it more efficient for student learning and more understandable from a theoretical point of view.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51784
ISSN1137-2346
e-ISSN2340-003X
Versão da editorahttp://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/article/view/1948/1809
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ACSilva (2013), Condicional.pdf391,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID