Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51852

TítuloSobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo
Autor(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chave1.º Ciclo
Laboratório gramatical
Português
Ensino da gramática
1st Cycle
Portuguese language
Teaching grammar
Grammar laboratory
DataDez-2016
EditoraEscola Superior de Educação de Coimbra
RevistaExedra
CitaçãoSilva, A. C. (2016). Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra: Revista Científica, N.º Temático (‘Entre a Investigação e as Práticas em Didática do Português’), 6-19
Resumo(s)Este artigo tem por objeto central o domínio da Gramática, estudado do ponto de vista do seu ensino ao nível da disciplina de Português no 1.º ciclo. Tomando como temática a metodologia do laboratório gramatical, primeiro numa perspetiva teórica e depois em termos práticos (num manual de Português do 3.º ano de escolaridade), desenvolve-se, assim, um estudo teórico e empírico, cujos principais objetivos são: - sintetizar os princípios fundamentais do laboratório gramatical (ou da aprendizagem guiada pela descoberta); - verificar a sua aplicação efetiva nos itens de ensino gramatical presentes num manual do 1.º ciclo do Ensino Básico. Comparando a teoria e a prática, foi possível descobrir em que medida e em que condições era (ou não) feita a aplicação, no manual em causa, da metodologia (re)definida por Duarte (1992, 2008) ao nível do ensino da gramática, verificando-se não haver uma coincidência completa entre, por exemplo, a versão mais simples da autora (organizada em quatro fases) e as propostas de exercícios do manual, estruturados em dimensões bastante diversificadas: leitura e observação, exercícios e explicações.
This article has as its main aim the realm of Grammar, tackled from the point of view of its teaching at the level of the 1st cycle of education. Taking as topic grammatical lab methodology, from a theoretical perspective and in practical terms (centered upon a textbook for the 3rd grade), a theoretical and empirical study was carried out in which its two fundamental points are: the principles of a grammatical lab (or discovery-led learning); and the verification of its effective implementation for items of grammatical order present in a Basic Education textbook. Comparing theory and practice, it was possible to determine to which extent and under what conditions the methodological approach (re)defined by Duarte (1992, 2008) was implemented, for the textbook object of this study. It was proved that there was not a complete coincidence between the most basic version of the author (organized in four phases) and the exercise proposals of the textbook, structured in diversified dimensions: reading and observation, exercises and explanations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51852
ISSN1646-9526
Versão da editorahttp://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2017/06/01-ACSILVA_Gramatica.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ACSILVA (2016)_ Laboratorio Gramatical.pdf342,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID