Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52143

TítuloCoinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
Outro(s) título(s)Distance co-research in the era of cyberculture: report of an experience about co-entrepreneurship
Co-investigar a distancia en tiempos de cibercultura: relato de una experiencia sobre co-emprender
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Souza, Karine Pinheiro
Palavras-chaveInvestigar a distância
Redes educativas online
Tecnologias de comunicação ubíqua
Coinvestigação
Coempreender
Distance research
Online educational networks
Ubiquitous communication technologies
Co-research
Co-entrepreneurship
Investigar a Distancia
Tecnologías de Comunicación Ubicua
Co-investigación
Co-emprender
DataDez-2015
EditoraUniversidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação
RevistaEducação e Contemporaneidade
CitaçãoSilva, Bento & Souza, Karine Pinheiro (2015). Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: Relato de uma experiência sobre coempreender. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 55-68, jul./dez. 2015
Resumo(s)No quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.
In the context of an action research project concerning ICT and Entrepreneurship, this paper presents validation of concepts regarding network entrepreneurship (Coentrepreneurship). This process took place in the reflection phase, which, because the participants involved were in distant locales (England, Portugal, and Brazil), could only be achieved using ubiquitous communication technologies. As such, this article relates this experience, in an attempt to determine the extent to which the ubiquitous communication technologies enable and support the distance co-research process. Based on the theory of Distance Education in the era of Cyberculture and the construction of knowledge via online educational networks, the research methodology adopted a strategy involving an online focus group and co-research (OKADA, 2014). Participants formed an investigative community, using communication technologies that were both asynchronous (a forum of 13 participants) and synchronous (a web conference with 10 participants) to consolidate the co-entrepreneurship categories. The resulting data was processed using sociometric methods and content analysis. Findings show that ubiquitous communication technologies meet the desired goal; in spite of distance, and the fact that participants were in different locales, it was possible to create knowledge.
En el marco de un proyecto de investigación-acción sobre TIC y Emprendimiento, este artículo presenta el reporte de la validación de conceptos sobre emprender en red (Co-emprender). Este proceso fue realizado en la fase de reflexión, la cual, por el hecho de que los diversos actores implicados se encontraran en lugares diversos (Inglaterra, Portugal y Brasil), apenas podía ser logrado recurriendo a las tecnologías de la comunicación omnipresente. Así, en este artículo, se efectuó el relato de esa experiencia de tal forma que se pudiera averiguar hasta qué punto las tecnologías de la comunicación ubicua permiten y favorecen el proceso de co-investigación a distancia. Con fundamento en la teoría de la Educación a Distancia en tiempos de Cibercultura y de la construcción del conocimiento en las redes educativas online, la metodología de investigación se acercó a la estrategia de un grupo focal online y de la co-investigación (OKADA, 2014). Los participantes constituyeron una comunidad de investigación, usando las tecnologías de comunicación asíncronica (foro, 13 participantes) y síncrona (webconferencia, 10 participantes) para consolidar las categorías de co-emprender. En el tratamiento de datos se recurrió a la sociometría y al análisis de contenido. Los resultados muestran que las tecnologías de la comunicación ubicua se revelan a la altura del objetivo pretendido, pues, a pesar de la distancia y que los participantes se encuentran en lugares diferentes, fue posible construir conocimiento sobre el tema.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52143
ISSN0104-7043
Versão da editorahttp://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/current
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura.pdf669,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID