Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52144
Título: | As dificuldades ensinam em cursos online |
Outro(s) título(s): | Teach the difficulties in online courses Las dificultades enseñam en cursos en línea |
Autor(es): | Martins, José Lauro Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Gestão da aprendizagem Autonomia Aprendizagem online Learning management Autonomy Online education Aprendizaje de la gestión La autonomía El aprendizaje en línea |
Data: | Dez-2015 |
Editora: | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
Revista: | Revista Observatório |
Citação: | Martins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-118 |
Resumo(s): | O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a
construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional
de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que
atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o
resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que
frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os
professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao
acesso da tecnologia. This article presents a reflection on the uses of a learning management systems and the construction of autonomy parting from the application of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in education. Inquiries are presented about the traditional model of education and the difficulties to overcome the challenge of building an education that meets the needs of young people of the 21st century. Within this framework, we present the result of a survey of 402 briefs produced by teachers that attended, in condition of students, in online courses, having been verified that the teachers haven’t presented relevant difficulties in regards to the use and access to technology. En este artículo se presenta una reflexión sobre la gestión del aprendizaje y la construcción de la autonomía de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en la educación. Son las preguntas sobre el modelo tradicional de la educación y las dificultades para superar el desafío de construir una educación que responda a las necesidades de los jóvenes del siglo XXI. Se presentan los resultados de la investigación de 402 memoriales elaborados por maestros que asistieron, en la condición de estudiantes de un curso en línea, ya que se encontró que los profesores no mostraron dificultades significativas cuanto al uso y acceso a la tecnología. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52144 |
ISSN: | 2447-4266 |
Versão da editora: | http://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showToc |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As dificuldades ensinam em cursos online.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |