Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52144

TítuloAs dificuldades ensinam em cursos online
Outro(s) título(s)Teach the difficulties in online courses
Las dificultades enseñam en cursos en línea
Autor(es)Martins, José Lauro
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveGestão da aprendizagem
Autonomia
Aprendizagem online
Learning management
Autonomy
Online education
Aprendizaje de la gestión
La autonomía
El aprendizaje en línea
DataDez-2015
EditoraUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
RevistaRevista Observatório
CitaçãoMartins, José & Silva, Bento (2015). As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 3, p. 100-118
Resumo(s)O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC3) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.
This article presents a reflection on the uses of a learning management systems and the construction of autonomy parting from the application of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) in education. Inquiries are presented about the traditional model of education and the difficulties to overcome the challenge of building an education that meets the needs of young people of the 21st century. Within this framework, we present the result of a survey of 402 briefs produced by teachers that attended, in condition of students, in online courses, having been verified that the teachers haven’t presented relevant difficulties in regards to the use and access to technology.
En este artículo se presenta una reflexión sobre la gestión del aprendizaje y la construcción de la autonomía de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en la educación. Son las preguntas sobre el modelo tradicional de la educación y las dificultades para superar el desafío de construir una educación que responda a las necesidades de los jóvenes del siglo XXI. Se presentan los resultados de la investigación de 402 memoriales elaborados por maestros que asistieron, en la condición de estudiantes de un curso en línea, ya que se encontró que los profesores no mostraron dificultades significativas cuanto al uso y acceso a la tecnología.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52144
ISSN2447-4266
Versão da editorahttp://revista.uft.edu.br/index.php/observatorio/issue/view/123/showToc
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As dificuldades ensinam em cursos online.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID