Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52199
Título: | Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia |
Outro(s) título(s): | Narratives of dependence in online learning networks: the way teachers use learning networks service to promote autonomy |
Autor(es): | Martins, J. L. Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Redes de aprendizagem Autonomia Dialogia Fóruns Learning networks Autonomy Dialogic Forums |
Data: | 2016 |
Editora: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
Revista: | Holos |
Citação: | Martins, J. & Silva, B. (2016). Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: Como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. HOLOS, Ano 32, Vol. 1, pp. 16-30. |
Resumo(s): | Neste artigo analisa-se a instituição de redes de aprendizagens em ambiente virtual e a necessidade de estabelecer a dialogia como estratégia metodológica. Entende-se que a ação dialógica ocorra quando cada sujeito possa agir e/ou construir sua autonomia viabilizando sua construção nas redes de aprendizagem. Para a base empírica deste estudo, analisamos 1327 mensagens de 5 professores em fóruns para orientação do trabalho de conclusão de um curso online com 200 alunos, distribuídos em 5 turmas. Esta pesquisa permite-nos concluir que prevalece o perfil centralizador dos professores, comum na Educação tradicional, mesmo sendo professores experientes em Educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e com formação em Educação. O que confirma a necessidade de se investir na formação de professores para a docência online, a fim de superar essa postura tradicional para que a estratégia metodológica colaborativa e interativa das redes de aprendizagem possa ser implementada. In this article is analyzed the learning network institutions in virtual environment and the need to establish the dialogic as a methodological strategy. It is understood that the dialogic action where each individual can act and/or build its autonomy enables with the construction of learning networks. For the empirical basis of this study we analyzed 1327 posts of 5 teachers in forums for research orientation of 5 classes of an online course with 200 students enrolled. This study allows us to conclude that prevails the centralizer profile of teachers, common in traditional education, even when the teachers are already experienced on education mediated by digital technologies and masters education. This confirms the need to invest in training teachers for online teaching, in order to overcome the traditional approach and for the collaborative and interactive methodological strategy of learning networks can be implemented. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52199 |
DOI: | 10.15628/holos.2016.4002 |
ISSN: | 1807-1600 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NARRATIVAS DA DEPENDÊNCIA NAS REDES DE APRENDIZAGEM ONLINE.pdf | 609,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |