Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52249

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.contributor.authorSartori, Ademilde Silveirapor
dc.contributor.authorMartini, Rafael Guépor
dc.date.accessioned2018-03-13T14:40:21Z-
dc.date.available2018-03-13T14:40:21Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationSilva, Bento, Sartori, Ademilde & Martini, Rafael (2017). As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório, Universidade Federal de Tocantins, Palmas, v. 3, n. 4,, pp. 387-406.por
dc.identifier.issn2447-4266por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52249-
dc.description.abstractA partir de um estudo de caso qualitativo sobre o programa de extensão Educom.Cine, que promoveu a produção audiovisual no ensino fundamental, refletimos sobre a possibilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se configurarem como a espinha dorsal de um currículo mais atento aos processos de integração da escola com sua localidade. Nesta perspectiva, a escola se tornaria o centro de gerenciamento de diversos canais comunitários de comunicação, onde a produção escolar seria vinculada e publicizada à toda a comunidade. Esta se configuraria em uma proposta de integrar o uso das TIC no ambiente escolar com seu uso não-formal estimulando os estudantes a agir no local (bairro) pensando também no global, numa perspectiva glocal.por
dc.description.abstractBased on a qualitative case study on the Educom.Cine extension program, which promoted audiovisual production in elementary education, we reflected on the possibility of Information and Communication Technologies (ICT) becoming the backbone of a more attentive curriculum to the processes of integration of school with its locality. In this perspective, school would become the center of management of several community communication channels, where school production would be linked and publicized to the whole community. This would be part of a proposal to integrate the use of ICT in school environment with its non-formal use, stimulating the students to act in the local (neighborhood) considering also the global, in a glocal perspective.por
dc.description.abstractA partir de un estudio de caso cualitativo del programa de extensión Educom.Cine, que promovió la producción audiovisual en la escuela primaria, se reflexiona sobre la posibilidad de que las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) si configuren como columna vertebral de un currículo más atento a cerca de los procesos de integración de la escuela con su localidad. En esta perspectiva, la escuela se converte en el centro de la gestión de los canales comunitarios de comunicación, donde la producción de la escuela sea divulgada a toda la comunidad. Esto se configura en una propuesta para integrar el uso de las TIC en el entorno escolar con su uso no formal, estimulando los estudiantes para tomar medidas en nivel local (bairros) y también a pensar globalmente, en una perspectiva glocal.por
dc.description.sponsorshipEste artigo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, investigação financiada com a bolsa # PD/00173/2014.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectEcossistema comunicativopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectEducational technologypor
dc.subjectEducommunicationpor
dc.subjectSchool curriculumpor
dc.subjectCommunicative ecosystempor
dc.subjectAudio-visualpor
dc.subjectTecnología educacionalpor
dc.subjectComunicación educativapor
dc.subjectEcosistema de comunicacíonpor
dc.titleAs Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidadepor
dc.title.alternativeThe Information and Communication Technologies as agents of integration of the curriculum with glocalitypor
dc.title.alternativeTecnologías de Información y Comunicación como agentes de integración curricular con la glocalidadpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage387por
oaire.citationEndPage406por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume3por
dc.identifier.doi10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p387por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Observatóriopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE.pdf3,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID