Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53105

TítuloO mercado de moda popular brasileira: os centros de comercialização de vestuário popular na região Nordeste do Brasil
Autor(es)Braga, Iara
Abreu, Maria José
Oliveira, Madalena
Palavras-chaveMercado popular
Feiras
Comércio popular
Moda popular
Popular market
Popular fair
Popular trade
Popular fashion
DataSet-2015
Resumo(s)O presente trabalho consiste na elaboração de uma pesquisa bibliográfica acerca das investigações realizadas sobre os mercados de comercialização de vestuário popular que tem vindo a demonstrar grandes movimentações económicas em várias regiões do Brasil. Tal estudo objetiva o levantamento das publicações já realizadas acerca do tema e por meio destes coletar informações capazes de descrever o atual contexto económico e de negociações das feiras e os centros de comercialização de vestuário popular na região Nordeste do Brasil, especificamente a feira da Rua José Avelino e o centro comercial Beco da Poeira de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Com a catalogação das publicações nos contextos: mundial, Brasil, Nordeste e Fortaleza, constatou-se que o mercado de moda popular tem apresentado rendimentos económicos para grandes empresas, fonte de emprego para as classes periféricas (120 mil empregos diretos no Pernambuco), crescente número de trabalhadores (2030 pontos de vendas no Beco da Poeira e entre 4 e 5 mil vendedores na feira da Rua José Avelino em Fortaleza) e rendimentos económicos positivos para os feirantes (cerca de R$ 5 mil ((€ 1.500) por mês). Apesar de apresentar estas importantes informações, os mercados de moda popular de Fortaleza, não tem sido explorado e a vertente inédita desta investigação revela-se no contexto da moda brasileira e até mundial.
This study aimed to survey the publications already undertaken on the subject and through them, collect information that can describe the current economic situation and business of fairs and popular clothing markets centers in northeastern Brazil, specifically the fair José Avelino Street and the mall Beco da Poeira in Ceara, state capital. With the compilation of publications in the contexts of world, Brazil, Northeast and Fortaleza, it was found that the popular fashion market has economic returns for big companies, employment sources for the peripheral classes (120 thousand direct jobs in Pernambuco), increasing number of employees (2 100 sales points in mall Beco da Poeira and between 4 and 5 thousand sales person at the fair José Avelino in Fortaleza Street) and positive economic returns for the fairground (about R$ 5000 (€ 1500) monthly). Despite presenting this important information, the popular fashion markets of Fortaleza, has not been the subject of interest of fashion researchers and the innovation of this research is the study of the Brazilian popular fashion reality, arising from the worldwide economy.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53105
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID