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TítuloA banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Cardoso, Tiago
Solé, Glória
Palavras-chaveBanda Desenhada
Recurso pedagógico
Ensino da História
Data2017
EditoraCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
CitaçãoCardoso, T. & Solé, G. (2017). A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico. In Cláudia Pinto Ribeiro; Helena Vieira; Isabel Barca et al. Epistemologias e Ensino da História (XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica) (pp.395-410). Porto: CITCEM.
Resumo(s)O estudo que a seguir se apresenta resulta de um projeto investigativo de intervenção pedagógica supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado no presente ano, numa turma de 4.º ano de escolaridade, numa escola urbana do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida no distrito de Braga. Pretendeu-se com este projeto desenvolver um conjunto de atividades ligadas à exploração de Banda Desenhada e posterior construção de uma Banda Desenhada pelos alunos, envolvendo leitura e interpretação deste género literário, produção de inferências, deduções, e procura da objetividade e evidência histórica, cruzando a informação extraída da BD com outras fontes históricas e historiográficas. Este projeto visou desenvolver aprendizagens significativas, recorrendo ao modelo construtivista, operacionalizado na aula-oficina. Neste sentido, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma banda desenhada? e Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma banda desenhada? Porém este texto apenas se foca nos resultados obtidos em resposta à segunda questão de investigação. Em termos de conclusões preliminares, a partir da análise indutiva dos dados recolhidos, pode-se afirmar que este estudo demonstrou a relevância da utilização de Banda Desenhada em sala de aula para aprendizagem da área disciplinar de História, contribuindo para o desenvolvimento da compreensão histórica por parte dos alunos, e de outras competências específicas, como por exemplo, a leitura e interpretação de fontes diversas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53192
ISBN978-989-8351-74-6
Versão da editorahttp://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1543&sum=sim
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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