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https://hdl.handle.net/1822/53195
Título: | A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Almeida, Érica Solé, Glória |
Palavras-chave: | Educação Patrimonial Fontes Patrimoniais Significância histórica História local Visita de estudo |
Data: | 2016 |
Editora: | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) |
Citação: | Almeida, E & Solé, G. (2016). A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade. In Isabel Barca & Luís Alberto Alves. Educação Histórica: Perspetivas de investigação nacional e internacional (pp. 138-155). Porto: Universidade do Porto, CITCEM. |
Resumo(s): | O presente estudo foi desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade do Minho, implementado numa turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico do 5.ºano de escolaridade. A investigação que se apresenta debruçou-se sobre o estudo do património histórico de Braga, mais concretamente, em que medida a exploração sistemática e fundamentada do património local (em concreto de fontes patrimoniais do estilo Manuelino) poderá constituir uma estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico no ensino básico. Neste sentido, formularam-se as seguintes questões de investigação: “Quais as potencialidades do estudo do património histórico como estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico?”, “Que conhecimentos os alunos constroem a partir do estudo do património histórico local?” e “Que fontes os alunos consideram mais relevantes e valorizam no estudo da História Local?”. Esta estratégia foi desenvolvida e implementada segundo uma abordagem construtivista, operacionalizada no modelo de aula oficina. Em contexto de visita de estudo, os alunos exploraram fontes patrimoniais, nomeadamente, na Sé de Braga a pia batismal, a abóbada de Cruzaria e a cruz da primeira missa no Brasil, aquando da chegada de Pedro Álvares Cabral, e ainda a dois locais de interesse (Casa dos Coimbrã e o Museu Tesouro da Sé de Braga) relacionados com a temática em estudo (Portugal nos séculos XV/XVI e o estilo Manuelino). Tendo como pressupostos a relevância do contacto direto com fontes patrimoniais para o conhecimento, consciencialização e valorização do património local, para a concretização desta estratégia foram previamente construídos vários instrumentos (como fichas de trabalho e um guião de visita), suportes materiais áudios com informações pertinentes acerca dos vários locais a visitar e um jogo didático-pedagógico com vista à sistematização e consolidação dos conhecimentos dos alunos na fase final do estudo. A partir da recolha e análise dos dados foi possível averiguar as conceções que os alunos possuem acerca do património histórico de Braga, quais as inferências e deduções que os alunos realizam tendo por base a evidência em contato direto com fontes patrimoniais, assim como, averiguar os níveis de significância histórica que os alunos atribuem a alguns dos monumentos históricos visitados, como sendo mais relevantes no estudo da história local associado à temática em estudo (Manuelino). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53195 |
ISBN: | 978-989-8351-60-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Érica Almeida e GS- Educação Histórica- Perspectivas da Investigação nacional e Internacional- XV Jornadas Ed. Histórica .pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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