Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54058

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRuão, Teresapor
dc.date.accessioned2018-04-06T16:20:42Z-
dc.date.available2018-04-06T16:20:42Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRuão, T. (2011). Publicitar o Ensino Superior: modernidade ou inconveniência?. Comunicação e Sociedade, 19, 145-160por
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54058-
dc.description.abstractUma nova ordem do discurso emergiu nas universidades públicas portuguesas ao longo dos anos 1990. Referimo-nos à mercantilização das suas práticas discursivas, ou seja, à contaminação do discurso institucional por práticas comunicativas dominantes no sector privado. Em resultado, o discurso promocional e o género publicitário acabaram por se instalar na comunicação universitária nacional. Algo que é comprovado pelo uso que estas instituições fazem actualmente da publicidade nos meios de massa, bem como nos suportes above the line. Para aprofundar esta leitura, propomo-nos precisamente fazer uma incursão poralguns desses materiais promocionais criados pelas universidades públicas nacionais nos últimos anos. Esta proposta tem por base uma pesquisa exploratória efectuada em feiras de divulgação do Ensino Superior, nos anos de 2007 e 2009. Os resultados apontam para a dificuldade sentida por estas organizações na adequação da sua linguagem aos novos contextos concorrenciais e na aceitação plena de um modelo publicitário. Na verdade, no seio das academias nacionais o debate parece manter-se: publicitar o Ensino Superior será um sinal de modernidade ou simples inconveniência?por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUniversidades públicas portuguesaspor
dc.subjectPromoçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectAdvertisingpor
dc.subjectPromotionpor
dc.subjectPortuguese public universitiespor
dc.titlePublicitar o Ensino Superior: modernidade ou inconveniência?por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/903por
oaire.citationStartPage145por
oaire.citationEndPage159por
oaire.citationVolume19por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.19(2011).903por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalComunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ruao_2011_cs.pdf637,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID