Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54213
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Curado, Ana Lúcia | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T09:54:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-02 | - |
dc.date.submitted | 2018-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/54213 | - |
dc.description.abstract | Reconhecida desde a antiguidade clássica pela sua extraordinária beleza, a figura de Friné percorreu os mais diversos géneros artísticos ao longo dos tempos. Na antiguidade, através de Pseudo-Plutarco (Hiperides, 849e), de Quintiliano (10.5.2), de Ateneu (Deipnosophistae, 567e, 583c e 591d-e) dá-se conta que Friné, cuja vida remonta ao século IV a.C., fora acusada de impiedade perante o tribunal dos heliastas, e que Hiperides, o orador responsável pela sua defesa, temendo pela sua condenação, a desnudou e, desta forma, convenceu os juízes. A tradição observa ainda que ela terá servido de modelo a Praxíteles e a Apeles. A história da modernidade recordou o nome de Friné deixando-o gravado na escultura de Pradier, na pintura de Gérôme, na ópera de Saint-Saëns, na poesia de Bilac, Baudelaire e Rilke. Na cultura dramática portuguesa, em 1917, Marcelino Mesquita dedicou-lhe uma peça, num único ato, sob o título Phryneia (Lisboa, J. Rodrigues & C.ª Editores). Nesse drama, vivido em tribunal, a protagonista da cena vai ser defendida por Hiperides. O ilustre orador ático recupera da história de vida desta mulher a infância pastoril e os encantos que espalhou em Atenas através da «graça do seu corpo, o mimo do seu toque» (p. 14). A sua famosa beleza seduziu a cidade ateniense e, desse modo, Phryneia conquistou «o cobre a prata, após a prata o oiro» (p. 14). Neste drama histórico, em que o infortúnio individual se cruza com o sentimento colectivo, Marcelino Mesquita enaltece o valor supremo da beleza que apaga todos os defeitos e dilui os crimes de que a cortesã era acusada. Esta comunicação procura, pois, conjugar os principais traços que caracterizam Friné, legado da antiguidade, e mostrar que a beleza foi o motivo estético mais sublinhado na obra dramática Phryneia de Marcelino Mesquita. | por |
dc.description.sponsorship | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; FCT | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Centro de Estudos Clássicos | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Friné | por |
dc.subject | Marcelino Mesquita | por |
dc.subject | Figura feminina | por |
dc.subject | Receção de tema clássico | por |
dc.title | Frine: da Antiguidade Clássica à ficção dramática de Marcelino Mesquita | por |
dc.type | panelPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 04 - 06 Dezembro 2017 | por |
sdum.event.title | IV Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Presenças Clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa, | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/submittedVersion | por |
sdum.conferencePublication | IV Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Presenças Clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa, | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicação Frine da Antiguidade Clássica à ficção dramática de Marcelino Mesquita.pdf Acesso restrito! | 184,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons