Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54324

TítuloO sonho da interpretação – o sentido como reconstrução em Freud e Adorno
Outro(s) título(s)The dream of interpretation: meaning as reconstruction in Freud and Adorno
Autor(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Paiva, Carla Alexandra
Palavras-chaveAdorno
Freud
Interpretação
Interpretation
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica. Série Filosofia e Cultura
CitaçãoMartingo, A. & Paiva, Carla Alexandra (2016). O sonho da interpretação – o sentido como reconstrução em Freud e Adorno. Diacrítica, 30(2): 217-224.
Resumo(s)Partindo da teorização do inconsciente, dos processos do sonho e da técnica psicoanalítica em Freud, bem como da hermenêutica crítica que elabora Vieira de Carvalho da conceção adorniana de obra, notação, e performance, é evidenciado nas áreas distintas da música e da psicanálise um comum entendimento de interpretação enquanto construção de sentido a partir, e apesar do que é dado (notação/ conteúdo manifesto), em função de um objeto indeterminável (obra/conteúdo latente).
Drawing on Freud’s theorization of the unconscious, dream-work, and psychoanalytic technique, as well as of Vieira de Carvalho’s critical hermeneutics of the Adornian conceptions of work, notation, and performance, a common understanding is shown to underlie the two distinct areas of music and psychanalysis, insofar as interpretation is thought of as reconstruction of meaning based on, and in spite of, what is given (notation/manifest content), in relation to an undeterminable objet (work/latent content).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54324
ISSN0807-8967
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AM_CP_OSDI.pdf158,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID