Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5439
Título: | Desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação por computador baseada na Web |
Autor(es): | Ramada, José António Seara Salgado |
Orientador(es): | Cortez, Paulo |
Data: | 18-Jan-2006 |
Resumo(s): | As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e em particular a World Wide Web (Web), têm estimulado a mudança de paradigma educativo a que se tem vindo a assistir nos últimos anos. Um dos catalisadores dessa mudança tem sido a área da avaliação por computador baseada na Web , comummente designada por Web Based Assessment (WBA), cujo objectivo é a automatização das tarefas de entrega, realização e classificação de testes
formativos e sumativos.
Por conseguinte, o presente trabalho visa averiguar qual o nível de aceitação que uma
plataforma de WBA pode atingir numa instituição de Ensino Superior. Para tal, efectuou-se uma
análise a um conjunto de nove das mais proeminentes plataformas na área, de acordo com um
framework adaptado para o efeito. A partir desta análise, foi especificado (via a linguagem UML)
e desenvolvido (através da tecnologia .NET) um protótipo de uma ferramenta de WBA. Este
protótipo, denominado de WWAssessor, foi submetido a diversos testes em duas disciplinas
leccionadas no Departamento de Economia da Universidade do Minho, tendo obtido resultados
positivos, tanto ao nível de funcionamento da ferramenta como ao nível da receptividade dos
intervenientes. Este facto foi comprovado através da realização de um questionário, que foi
aplicado aos participantes na experiência. Assim, demonstrou-se a viabilidade do uso de uma
plataforma de WBA no actual contexto de ensino/aprendizagem universitário. In the last few years the new Information and Communication Technologies (ICT), in particular the World Wide Web (Web), have been stimulating the change of educative paradigm. One of the promoters of this change has been the area of Web based computer assessment, commonly designated by Web Based Assessment (WBA), whose objective is the automation of the delivery, accomplishment and classification of formative tests and examinations. Therefore, the present work is aimed to inquire which acceptance level a WBA platform can achieve in a higher education institution. As such, an analysis of a set of nine of the most prominent platforms in the area was made, in accordance with a framework adapted for the effect. Based on this analysis, a prototype of a WBA tool was specified (using UML) and developed (using the dotNET technology). The prototype, named WWAssessor, was submitted to a series of tests in two disciplines taught at the School of Economics and Management, in the University of Minho. Positive results were obtained both at the level of the tools features and operation and at the level of acceptance of the participants. This fact was proven through the accomplishment of a questionnaire applied to the participants in the experience. Thus, the viability of using a WBA platform in the current context of learning and teaching at higher education institutions was demonstrated. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Tese de mestrado em Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5439 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Mestrado - Jose Ramada.pdf Acesso restrito! | 3,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |