Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/547
Título: | O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa |
Autor(es): | Estêvão, Carlos V. |
Data: | 1995 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP) |
Citação: | ESTÊVÃO, Carlos V. - O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 87-98. |
Resumo(s): | À luz de alguns dos contributos da abordagem sociológica e organizacional que realça a vertente institucionalizada das organizações, pretende-se analisar o novo modelo de direcção e gestão das escolas, promulgado pelo Dec. Lei nº 172/91, procurando incidir a atenção especialmente em conceitos como cidadania organizacional, controlo à distância e poder institucionalizador do Estado. The new model for the direction and management of schools (act nº 172/91) is analysed, especially the concepts of organizational citizenship, distant control and the State institutionalizing power. The study is done within the framework of some contributions of a sociological and organizational perspective which highlights the institutionalized dimension of organizations. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/547 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1995,8(1),87-98(Estevao).pdf | 695,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |