Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/547

TítuloO novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa
Autor(es)Estêvão, Carlos V.
Data1995
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
CitaçãoESTÊVÃO, Carlos V. - O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 87-98.
Resumo(s)À luz de alguns dos contributos da abordagem sociológica e organizacional que realça a vertente institucionalizada das organizações, pretende-se analisar o novo modelo de direcção e gestão das escolas, promulgado pelo Dec. Lei nº 172/91, procurando incidir a atenção especialmente em conceitos como cidadania organizacional, controlo à distância e poder institucionalizador do Estado.
The new model for the direction and management of schools (act nº 172/91) is analysed, especially the concepts of organizational citizenship, distant control and the State institutionalizing power. The study is done within the framework of some contributions of a sociological and organizational perspective which highlights the institutionalized dimension of organizations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/547
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Ficheiros deste registo:
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