Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55427
Título: | A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem |
Autor(es): | Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Interacção Reflexão Transformação (Re)construção Aprendizagem |
Data: | Dez-2010 |
Editora: | Pontificia Universidad Católica del Perú (pucp) |
Citação: | Coelho da Silva, José Luís (2010). A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem. In U. Malaspina (Coord.), La opción por la interdisciplinariedad. El estudiante como protagonista. Actas del VI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria (12 pp.). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú. |
Resumo(s): | A necessidade de promover nos alunos capacidades de pensamento divergente e de problematização, processos primários na construção e evolução do conhecimento, conduz à atribuição de relevância à reflexividade na aprendizagem. Na experiência aqui relatada, é operacionalizada através da implementação de uma estratégia que consiste na produção individual de um relato reflexivo centrado na análise crítica de conteúdos e processos de aprendizagem. Assenta num processo dialógico, consubstanciado na relação que o aluno estabelece com os documentos orientadores da elaboração do relato - guião e grelha de avaliação - e com o docente através do feedback por ele fornecido. O presente texto incide na análise da relevância destas interacções no desenvolvimento da reflexividade, da perspectiva das alunas participantes. Constata-se que o guião é utilizado pela maioria na construção do relato reflexivo, primordialmente antes e durante a sua redacção. Contrariamente, a grelha de avaliação é usada apenas por um número limitado de alunas e após a redacção do relato. As alunas reconhecem que o feedback do docente promove o nível de reflexividade do relato, através de um discurso de clarificação, suporte e intervenção. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55427 |
ISBN: | 978-612-4057-32-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose_Luis_Coelho_da_Silva_2010_NaturezaDialogica_da_Reflexividade_na_Aprendizagem_VICIDU.pdf | 245,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |