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dc.contributor.authorVeloso, Esmeraldinapor
dc.contributor.authorMartins, Fernandapor
dc.date.accessioned2018-07-26T10:49:21Z-
dc.date.available2018-07-26T10:49:21Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationVeloso, E., & Martins, F. (2016). Abandono escolar e escola de segunda oportunidade: Breves notas sobre políticas e práticas. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho, & J. Rocha (Coord.), Atas XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 1518-1526). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55451-
dc.description.abstractNa presente comunicação começamos por apresentar, de modo breve, as diferentes perspetivas em torno do conceito de abandono escolar, seguindo-se um mapeamento exploratório das políticas da União europeia de combate ao abandono escolar precoce e que Portugal, como país membro, tem também seguido essas orientações. De entre estas, prestamos especial atenção, num segundo momento, às escolas de segunda oportunidade e à sua criação. Tratou-se de um projeto-piloto da União Europeia (1999-2004), sendo criadas 13 escolas em 11 diferentes países. A partir de 2004, o projeto passou a ser promovido por uma organização não-governamental, a Reder Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade. Quer na fase anterior, que na atual, Portugal foi um dos países envolvidos no referido projeto, tendo havido uma escola de segunda oportunidade no concelho do Seixal e atualmente uma no de Matosinhos. Alguns estudos têm sido realizados sobre essa realidade educativa em contexto nacional e, nesse sentido, pretendemos, numa terceira parte desta comunicação, apresentar e problematizar as suas principais conclusões de modo a compreender em profundidade este projeto que visa que jovens em risco de exclusão escolar e social retomem o seu percurso formativo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectEscola de segunda oportunidadepor
dc.subjectExclusão escolar e social, percurso formativopor
dc.titleAbandono escolar e escola de segunda oportunidade: breves notas sobre políticas e práticaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate6 - 8 out. 2016por
sdum.event.titleXIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1518por
oaire.citationEndPage1526por
oaire.citationConferencePlaceEscola Superior de Educação de Viseupor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Atas_Abandono escolar e escola de segunda oportunidade_Livro de Atas XIII Congresso SPCE 2016.pdf502,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

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