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TítuloAdaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para português europeu
Autor(es)Martins, Inês
Carvalho, Graça Simões de
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone
Palavras-chaveCognição
Linguagem
Aprendizagem
DataJul-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMartins, I., Carvalho, G.S., Nunes, C.L. & Capellini, S. (2018). Adaptação do Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas para Português Europeu. (Resumo). In: Carvalho, G.S., Pereira, B., Rosário, R., Vilaça, T. & Anastácio (Eds.) Programa e Resumos do 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde. Braga: CIEC, p.77
Resumo(s)O desenvolvimento cognitivo e linguístico ocorre de forma simultânea e inter-relacionada, pelo que a identificação de alterações nos componentes que constituem a função cognitivo-linguística são imprescindíveis em crianças de idade escolar, período durante o qual são expostas à aprendizagem da leitura e escrita. O protocolo de avaliação de competências cognitivo-linguísticas tem como objetivo avaliar diferentes aspetos do processamento cognitivo-linguístico de crianças em fase de alfabetização, auxiliando a identificação das que tenham desempenho da leitura abaixo do esperado em relação à sua turma/ano escolar que frequentam. A identificação destas crianças possibilitará iniciar uma investigação individualizada e preventiva nas competências de leitura que se encontrem com desfasamento, em contexto escolar, antes de serem efetuados encaminhamentos para os diferentes profissionais de saúde, promovendo assim uma investigação multidisciplinar. O protocolo é constituído por duas versões: coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas competências de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; a versão individual é constituída pelas competências de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A escolha da adaptação deste protocolo justifica-se pelo facto de existir escassez de instrumentos que avaliem de uma forma sistemática e rápida as competências cognitivo-linguísticas envolvidas no processo de aprendizagem, em Portugal.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55655
e-ISBN978-972-8952-50-1
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/5cis/assets/docs/ebook.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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