Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55664

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorChoupina, Celda Maria Gonçalves Morgadopor
dc.contributor.authorCarviçais, Sofia Figueiredopor
dc.date.accessioned2018-08-29T11:11:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55664-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi investigar o efeito da imagem no desempenho das crianças em tarefas de consciência fonológica, controlando a memória, a consciência acerca do impresso, o vocabulário e o conhecimento do nome das letras. Procurou ainda investigar a relação entre estas variáveis e a consciência fonológica avaliada com e sem imagem. Participaram 59 crianças do último ano do ensino pré-escolar, que foram avaliadas nas duas condições nas tarefas: segmentação silábica, identificação da sílaba inicial e identificação do fonema inicial. Foram ainda aplicados: os subtestes de memória e vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o teste de escrita inventada e uma prova informal para avaliar o conhecimento do nome das letras. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as correlações da consciência fonológica com ou sem imagem, com a memória, a consciência acerca do impresso, o vocabulário e o conhecimento do nome das letras. Também não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho das crianças nas três tarefas de consciência fonológica na presença ou ausência de imagens. Desta forma, os resultados parecem indicar que a imagem não tem um papel relevante na avaliação da consciência fonológica.por
dc.description.abstractThe aim of the study was to investigate the effect of pictures on children's performance in tasks of phonological awareness, controlling memory, print awareness, vocabulary and knowledge of the letter’s name). It also investigates the relationship between these four variables and phonological awareness assessed with and without pictures. Fifty nine children on the last year of pre-school’s education were evaluated under both conditions (with and without pictures) in the tasks of: syllabic segmentation, identification of the initial syllable and identification of the initial phoneme. These children also performed memory and vocabulary subtests of Wechsler's Intelligence Scale for the Preschool and Primary Ages, the invented writing test and an informal test to evaluate their knowledge about the name of the letters. The results showed no statistical significant differences between the correlations of memory, print awareness, vocabulary, knowledge of the letter’s name with phonological awareness with or without pictures. And also, no statistical significant differences were found on the performance of children in the three tasks of phonological awareness in the presence or absence of pictures. Therefor the results seem to indicate that pictures do not play a relevant role in the evaluation of phonological awareness.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectVocabuláriopor
dc.subjectConsciência acerca do impressopor
dc.subjectConhecimento das letraspor
dc.subjectPhonological awarenesspor
dc.subjectPicturespor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectVocabularypor
dc.subjectPrint awarenesspor
dc.subjectKnowledge of the letter’s namepor
dc.titleO efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológicapor
dc.title.alternativePictures’ effect on phonological awareness assessmentpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201951819por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia+Carvicais_Pg32181.pdf
Acesso restrito!
760,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID