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TítuloO vintage no digital: como o antigo se torna moderno no novo paradigma comunicacional
Outro(s) título(s)Vintage in digital: how the old one becomes modern in the new communication paradigm
Autor(es)Pacheco, Maria João Taipa
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveEstágio curricular
Vintage
Social media
Tendência
Nostalgia
Curricular internship
Vintage
Social media
Trend
Data2017
Resumo(s)“O vintage no digital: como o antigo se torna moderno no novo paradigma comunicacional” é um relatório que se centra, principalmente, na narração e análise de um estágio curricular desenvolvido no novo departamento de comunicação da Casa Januário, mercearia tradicional situada na cidade do Porto. A experiência decorreu durante um período de três meses, entre 28 de setembro de 2016 a 27 de dezembro de 2016. Com base nesta atividade, parte-se para uma reflexão e pesquisa, aprofundada e sustentada, tendo em conta uma tendência observada durante o período de estágio: o vintage. O caráter tradicional da Casa Januário leva-a a apresentar produtos típicos regionais, com características e traços vintage. No decorrer do estágio curricular, a observação da preferência por produtos vintage em detrimento dos modernos e das novidades, despoletou a atenção pela prática de compra, o que levou à descoberta do vintage. O profissional de comunicação estratégica deve estar a par de tendências e compreender as oportunidades e desafios que estas podem apresentar para a comunicação de marca. É neste sentido, que nasce o tema do presente relatório de estágio e o seu objetivo, de forma abrangente, que se centra em compreender em que consiste a tendência vintage, quais as motivações por detrás do seu consumo e qual o seu impacto no novo paradigma comunicacional, marcado pela proliferação da internet e dos social media. Para atingir a meta, foram reunidos dados recolhidos através de um questionário online, bem como da análise de marcas com gamas de produtos vintage. Tendo como pano de fundo o relato do estágio curricular na Casa Januário, o presente relatório centra-se na compreensão de um encontro improvável, entre passado e presente, entre antigo e moderno, numa era cada vez mais tecnológica e digital.
“Vintage in digital: how the old one becomes modern in the new communication paradigm” is a report focuses mainly on the narration and analysis of a curricular internship developed in the new communication department of Casa Januário, a traditional grocery store located in the city of Porto. The experience was carried out during the three-month period from September 28th, 2016 to December 27th, 2016. Based on this activity, it was set out to a reflexion research, deepen and sustain, taking into account a trend observed during the internship period: the vintage. The traditional character of Casa Januário leads to the presentation of typical regional products with vintage characteristics and features. During the curricular internship, the observation of the preference for vintage products to the detriment of modern and novelties, triggered the attention for the practice of buying, which led to the discovery of vintage. The strategic communications professional must be aware of trends and understand the opportunities and challenges they may present for brand communication. It is in this sense that the theme of this internship report and its purpose, in a comprehensive way, is born, which focuses on understanding what the vintage trend consists of, the motivations behind its consumption and what it is its impact on the new paradigm of Communication, marked by the proliferation of the internet and social media. To achieve the goal, data were collected through an online questionnaire, as well as analysis of brands with ranges of vintage products was performed. Aiming at reporting on the curricular internship at Casa Januário, this dissertation focuses on understanding an improbable meeting between the past and the present, between old and new, in an increasingly technological and digital era.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55888
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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