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https://hdl.handle.net/1822/56136
Título: | Alimentação ao deitar, qualidade do sono, sintomas e desempenho escolar em crianças de 1.º CEB |
Autor(es): | Anastácio, Zélia Coelho, Sónia |
Palavras-chave: | Crianças Alimentação Sono Aprendizagem escolar |
Data: | Set-2018 |
Citação: | Anastácio, Z. & Coelho, S. (2018). Alimentação ao Deitar, Qualidade do Sono, Sintomas e Desempenho Escolar em Crianção de 1.º CEB. In Z. Anastácio, G. S. Carvalho & B. Pereira (Eds). (2018). Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares (pp. 53-75). Riga: Novas Edições Acadêmicas, member of OmniScriptum Publisihing Group |
Resumo(s): | Nesta investigação pretendeu-se averiguar a influência da qualidade do sono e da alimentação, na saúde, no comportamento e na aprendizagem escolar de crianças de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo foi do tipo transversal e a metodologia predominantemente quantitativa. Para a recolha de dados construímos e validámos um questionário, para satisfazer especificamente os propósitos desta investigação, cujo problema emergiu da observação dos comportamentos das crianças em sala de aula. Como variáveis dependentes para a qualidade do sono foram considerados os sintomas à chegada à escola, as dificuldades sentidas na sala de aula, os sintomas durante o dia, as dificuldades em adormecer, os sintomas ao deitar, o facto de acordar durante a noite, as dificuldades em levantar de manhã, os sintomas ao acordar e o desempenho escolar. Os fatores associados foram a ingestão de alimentos antes de deitar e o tipo de alimentos ingeridos. A amostra foi de conveniência e incluiu todos os alunos de uma escola de 1.º CEB tendo ficado constituída por 114 indivíduos (56 do sexo feminino e 58 do sexo masculino). Os questionários foram preenchidos pelos alunos em sala de aula, tendo uma investigadora auxiliado as crianças de 1.º ano. Os dados recolhidos foram tratados com o programa informático SPSS. Começou-se por fazer uma análise descritiva das variáveis dependentes e posteriormente procuraram-se associações entre estas e os fatores considerados, utilizando o teste paramétrico t de Student e o teste não paramétrico Kruskall-Wallis. Os resultados revelaram que a maioria das crianças se sente bem na escola e tem boa qualidade do sono, havendo algumas que se revelaram cansadas, sonolentas, abatidas, em vários momentos do dia. As crianças que comem sempre antes de deitar revelaram chegar à escola mais sonolentas, ter mais dificuldades em cumprir regras, ter mais dificuldades em adormecer, assim como acordam mais durante a noite. O desempenho escolar tende a ser condicionado pela ingestão de alimentos ao deitar, sendo o mais favorável o leite e os menos favoráveis as guloseimas e o iogurte. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56136 |
ISBN: | 978-620-2-03648-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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