Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56174

TítuloPutting it together: postmodernism and the musicals of Stephen Sondheim
Outro(s) título(s)Putting it together: o pós-modernismo e os musicais de Stephen Sondheim
Autor(es)Cosme, Estela Magalhães
Orientador(es)Rayner, Francesca
Palavras-chavePostmodernism
Musical theater
Stephen Sondheim
Performance studies
Identity
Time
Pós-modernismo
Teatro musical
Estudos performativos
Identidade
Tempo
Data2017
Resumo(s)Musical theatre has long been a popular form of theater and part of the culture of the English-speaking countries, with a rich history of over a hundred and fifty years. As a form that has adapted throughout this period, musicals present a tendency to showcase the social and cultural transformations that surround them. This includes the postmodern movement, which affected artistic and cultural forms from the 1960s onwards. As such, it becomes relevant to understand whether postmodernism influenced the musical theater of this and the following decades, which were a particularly hectic period for the genre. With a tendency towards experimentation, the musicals of the second half of the twentieth-century present an innovative tendency that separates them from the musicals of the past. The work of composer and lyricist Stephen Sondheim and his collaborators exhibit particular changes in both themes and narrative features that highlight the transformation of the American musical of the time. Their musicals thus appear as worthy candidates to explore the postmodern influence on musicals of the 1960s, 1970s and 1980s. With a careful comparative analysis of both cultural elements, it will be possible to determine whether there is an exchange between them. Since the musicals give great relevance to the elements of character and unconventional structures, this thesis will focus on how postmodernism views the issues of identity and time and how those perspectives coincide with the features of each musical. The many components of the musical will be considered within an interdisciplinary approach to their textual and performative qualities, a requirement to find the postmodern in the theatrical field.
O teatro musical é uma forma popular de teatro que forma parte das culturas de língua inglesa, com uma rica história de mais de cento e cinquenta anos. Como um género que se tem adaptado ao longo deste período, o musical apresenta a tendência para demonstrar as transformações sociais e culturais que o envolvem. Isto inclui o movimento pós-moderno, que afetou as formas artísticas e culturais a partir da década de 1960. Dado isto, torna-se relevante entender se o pós-modernismo influenciou o teatro musical de esta década e das sucessivas, uma época particularmente agitada para o género teatral. Com tendências para a experimentação, os musicais da segunda metade do século XX apresentam esforços de inovação que os separam dos musicais do passado. O trabalho do compositor e letrista Stephen Sondheim e dos seus colaboradores exibem mudanças particulares nos seus temas e nos seus elementos de narrativa que sublinham a transformação do musical estado-unidense do período em questão. Os seus musicais então aparentam ser bons candidatos para a exploração da influência pós-moderna nos musicais dos anos 1960, 1970 e 1980. Através de uma análise comparativa entre ambos elementos culturais será possível determinar se existe uma intercâmbio entre eles. Dado que os musicais em questão dão grande importância aos elementos de personagem e de estruturas não convencionais, esta tese irá focar-se em como o pós-modernismo encara questões de identidade e de tempo e de como essas perspetivas coincidem com as características de cada musical. Os diversos componentes de um musical serão considerados assim como também se realizará uma abordagem multidisciplinar aos seus elementos textuais e performativos, um requerimento para encontrar o pós-moderno num âmbito do teatro.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56174
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Estela Magalhães Cosme.pdf
Acesso restrito!
2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID