Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56223
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Patrício, Rita | por |
dc.contributor.author | Segura, Joaquim Jorge Domingues | por |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T13:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56223 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas | por |
dc.description.abstract | No presente trabalho, associa-se a descrição das atividades mais relevantes de um percurso profissional a uma reflexão sobre o desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico. Analisam-se as razões que podem justificar a resistência dos alunos face à leitura literária e reflete-se sobre o papel que cabe ao professor no sentido de encontrar respostas alternativas às práticas vigentes. Neste sentido, propõe-se uma reflexão sobre as finalidades do ensino e da aprendizagem da literatura na escola, bem como sobre aquilo que se lê e sobre os modos utilizados para promover a educação literária. Ao longo do relatório, privilegia-se a reflexão sobre práticas que permitem implicar os alunos nos processos de reconstrução de significados, no quadro de uma orientação dialógica e do entendimento da fala e da escrita enquanto motores de mais e de melhor leitura. | por |
dc.description.abstract | The present work provides an insight on the most relevant activities of a professional career along with a reflection on the development of literary education with students of the third cycle of Basic Education. The reasons that may justify the students' resistance to literary reading are analysed and the teacher’s role in finding alternative answers to current practices is thought upon. Therefore, an overview of the purposes of literature teaching and learning in school is provided, and a reflection about what is read and about the approaches used to promote literary education is also presented. In the course of this report, the main focus is on reading practices that allow students to be engaged in the meaning making processes, within the framework of a dialogical assumption and the perception of speaking and writing as fundamental features for more and better reading. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Cânone | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Práticas de leitura | por |
dc.subject | Educação literária | por |
dc.subject | Canon | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Literature | por |
dc.subject | Reading practices | por |
dc.subject | Literary education | por |
dc.title | O desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico: relatório de atividade profissional | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201976455 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 20 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Letras e Ciências Humanas | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joaquim Jorge Domingues Segura.pdf Acesso restrito! | 6,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |