Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57118

TítuloEntre o sopro e o som: estratégias de desenvolvimento do pensamento musical segundo Arnold Jacobs
Outro(s) título(s)Song and wind, strategies for developing musical thinking according to Arnold Jacobs
Autor(es)Fonseca, João Daniel Rebelo
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveRespiração
Pensamento musical
Imagética auditiva
Imagética visual
Imagética motora
Breath
Musical thinking
Auditory imagery
Visual imagery
Motor imagery
Data2017
Resumo(s)É consensual, a nível do ensino dos instrumentos de sopro, o papel fundamental que a respiração ocupa na prática dos mesmos. No entanto, são mais desconhecidas as estratégias do desenvolvimento do pensamento musical, pelo que é de extrema importância refletir sobre os processos cognitivos de forma a descobrir e potenciar os mais importantes para a prática musical. Segundo Jacobs, a música (Song) deve ocupar 85% da concentração intelectual ao tocar um instrumento, baseando-se o instrumentista no que quer ouvir; no entanto, é impossível fazê-lo, num instrumento de sopro, sem o ar (wind). Neste sentido, o presente relatório teve como objetivos de intervenção desenvolver a articulação entre estes dois aspetos, e investigar a relação entre a respiração e as ideias musicais. Teve também como principais objetivos de investigação identificar que tipo de pensamento têm os alunos enquanto tocam e que contextos podem alterar esses pensamentos; registar a forma como cada aluno respira e se conseguem usar a imagética mental auditiva na sua prática musical. A investigação partiu das seguintes questões: será que os alunos sabem qual é a melhor maneira de respirar para tocar um instrumento de sopro? Será que esta questão é abordada corretamente do ponto de vista pedagógico? Será que os alunos se focam mais nos aspetos técnicos do que na musicalidade? Se sim, quais serão as consequências e de que forma podemos alterar isso? Será que é possível direcionar o foco de concentração dos alunos para o pensamento, mais do que para os aspetos técnicos? Neste projeto estudou-se, por um lado, como funciona fisiologicamente a respiração e como tornála um processo automático que permita a concentração dos alunos no pensamento musical. Por outro lado, estudou-se o impacto que as imagéticas mentais provocam na prática do instrumento. Ao nível da intervenção foram realizados vários exercícios para corrigir a respiração e redefinir o foco de pensamento dos alunos, entre os quais exercícios de imagética auditiva, visual e motora. A nível da investigação conclui-se que a o tema da respiração era inicialmente pouco esclarecido para os alunos e que muito da sua prática era focada nos aspetos técnicos. A nível da intervenção concluise que a utilização da imagética musical enriquece o vocabulário expressivo dos alunos e permite obter uma melhor compreensão da obra. Sendo que a respiração profunda e relaxada é um dos principais fatores que permite expressar livremente essas ideias musicais.
When comes to teaching wind instruments, it is consensual the fundamental role that the act of breathing occupies when practicing and therefore when playing them. Nevertheless, the strategies for developing the so-called musical thought are yet to be improved, reason why it is of extreme importance to reflect on the cognitive processes implied, in order to discover and potentiate the most appropriated ones for the musical practice. According to Jacobs, music (Song) should occupy 85% of the intellectual concentration when playing an instrument, this way the musician bases himself on what he wants to hear; however, it is impossible to do so, in a wind instrument, without the blow (wind). Regarding this, the purposes of this report were: to develop the articulation between those two aspects, and to explore the relationship between breathing and musical ideas, but also to identify which type of thinking students experience while playing, and what contexts can alter those thoughts (way of thinking). In other words, to track the way each student breaths and if they could use (or if it could be used) mental auditory imagery in their musical practice. The research was based on the following questions: Do students know what is the best way to breathe to play a wind instrument? Is this question correctly addressed from a pedagogical point of view? Do students focus more on technical aspects than musicality? If so, what are the consequences and how can we change it? Is it possible to direct the concentration focus of the students into the thinking, rather than into the technical aspects? In one hand, it was studied how “breathing” physiologically works and how to make it an automatic process to allow students to concentrate in the musical thought. On the other hand, the impact of mental imagery on the practice of the instrument was also object of study. At the intervention level, several exercises were performed to correct breathing and redefine the students' focus of thought, including auditory, visual and motor imagery exercises. Concerning research work it is concluded that the subject of breathing was right from the start unclear to the students and that the majority of their practice was focused on technical aspects. In what comes to interventional work it is settled that the use of musical imagery enhances the students' expressive vocabulary and allows a better understanding of the musical piece. Being the deep and relaxed breathing one of the main factors contributing to fluently express those musical ideas.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57118
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Daniel Rebelo Fonseca.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID