Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57119

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Ferreira Soares dapor
dc.date.accessioned2018-12-03T11:30:49Z-
dc.date.available2018-12-03T11:30:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57119-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, no Centro de Cultura Musical (CCM/Artave), nos Grupos de Recrutamento M28 - Formação Musical; Educação Musical.e M32 – Música de Conjunto/Coro. A Intervenção Pedagógica, de caráter metodológico investigação-ação, teve como objetivo estimular a prática coral e aferir das vantagens do canto a capella no aperfeiçoamento da audiação e acuidade auditiva dos alunos. Para o efeito, foi promovida no âmbito da Formação Musical e da Classe de Conjunto vocal a entoação de padrões melódicos e harmónicos sem instrumento acompanhador em distintas formações do coro. A Intervenção foi avaliada através de grelhas de observação, da aplicação de questionários, pré e pós intervenção aos alunos intervenientes, e das reflexões das aulas dadas, tendo-se verificado nos alunos uma melhoria da acuidade auditiva, bem como uma maior consciencialização da importância do canto coral a capella na formação dos alunos de música no ensino especializado.por
dc.description.abstractThis report is prepared within the scope of the professional Internship of a Master's Degree in Music Education at the University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2015/2016, at the Music Culture Center (CCM/Artave), Recruitment Groups M28 - Musical Training; Musical Education and M32 – Ensemble/Choir. The Pedagogical Intervention, of methodological nature in research-action, had as its object the A Capella choral practice in the formation of a musician, and to assess the advantages of choral practice in the improvement of the audiology and auditory acuity of the Students. For this purpose, it was promoted in the scope of the musical formation and the class of vocal ensemble the entoation of melodic and harmonic patterns without accompanying instrument in different formations of choir. Intervention was assessed through observation grids, questionnaires, pre and post intervention of the students, and reflections of the given classes, with an improvement in auditory acuity in the students, as well as greater awareness of the importance of A Capella choral singing and in the training of music students in specialized education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCanto coralpor
dc.subjectAcuidade auditivapor
dc.subjectAudiaçãopor
dc.subjectEnsino em grupopor
dc.subjectChoral singingpor
dc.subjectAuditory acuitypor
dc.subjectAudiologypor
dc.subjectGroup teachingpor
dc.titleO canto coral a capella no desenvolvimento da acuidade auditiva no ensino especializado de músicapor
dc.title.alternativeA capella choral singing in the development of auditory acuity in specialized music educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202024580por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Emanuel Ferreira Soares da Silva.pdf5,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID