Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57120

TítuloO envolvimento parental na otimização da aprendizagem da trompete no ensino especializado
Outro(s) título(s)Parental involvement in the optimization of trumpet learning in specialized education
Autor(es)Silva, Pedro Manuel Castro
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Faria, Vasco Silva de
Palavras-chaveEnvolvimento parental
Trompete
Ensino / aprendizagem
Parental involvement
Trumpet
Teaching / learning
Data2017
Resumo(s)O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música do Porto nos Grupos de Recrutamento M21 – Trompete, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A intervenção pedagógica teve como objeto avaliar o efeito envolvimento parental no processo de ensino/aprendizagem de trompete. Em particular, procurou-se averiguar se os resultados do envolvimento parental variam com o nível de instrução musical dos pais. Participaram no estudo um grupo de dois alunos no âmbito do Grupo de Recrutamento M21, e um grupo de quarto elementos da Orquestra de Sopro Juvenil, no âmbito do Grupo de Recrutamento M32. Para a recolha de dados no âmbito dos alunos de trompete (M21), foi elaborada uma sebenta, na qual o aluno registava os exercícios realizados em cada sessão de estudo, os pais assinavam e o professor verificava a sua evolução; recorreu-se também à administração de questionários aos alunos e respetivos pais para perceber melhor a realidade no que diz respeito ao envolvimento dos pais com a vida académica dos filhos; no âmbito da Orquestra de Sopro Juvenil (M32) procedeu-se à administração de questionários aos encarregados de educação, aferindo-se também os resultados através de dois momentos de avaliação; também foram realizados questionários a encarregados de educação de 29 alunos de várias escolas. Dos dados recolhidos conclui-se que o envolvimento parental é importante no sucesso dos processos de ensino/aprendizagem; não é determinante o nível de instrução dos pais para a evolução e sucesso do aluno, mas sim uma motivação intrínseca, que pode advir do envolvimento parental, do professor e da escola, ou da motivação inata do aluno.
This report was written as result of an internship required in Master in Music Education of University of Minho and it reflects a pedagogic intervention performed during the year of 2016/2017, in Conservatory of Music of Porto. The students evaluated were the ones from both M21 (trumpet) and M32 (vocal and instrumental ensembles, choir and chamber music groups) recruitment groups. The aim of this intervention was to evaluate parental involvement in trumpet’s teaching/learning process. Most especially, we tried to find out if the results of parental involvement vary according to the level of musical training of parents. Therefore, were included in this study two students from M21 recruitment group and four students from M32. Regarding the two students of M21 trumpet group, it was developed a student’s notebook in which the student recorded the exercises performed in each study session, the parents signed and the teacher verified their evolution; It was delivered surveys to the students and their parents in order to understand the reality regarding the involvement of the parents with the academic life of their children. For the four students of M32 recruitment group, surveys were also delivered to their parents and the students themselves. Furthermore, the students were asked to perform in two exams, at different times. Beyond this, surveys were filled by the parents of 29 students, from different schools. From all the data collected we were able to conclude that [1] parental involvement is important to student’s success; [2] parental amount of knowledge is not decisive for student’s success, unlike self-motivation, which can be a consequence of parental involvement, from teacher effort, from school or innate motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57120
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Manuel Castro Silva.pdf
Acesso restrito!
4,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID