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TítuloUm percurso profissional no Piano e na Música de Câmara no ensino especializado de música em Portugal e em Itália
Outro(s) título(s)A professional trajectory in Piano and Chamber Music in the Systems of specialized music education in Portugal and Italy
Autor(es)Serafini, Francesca
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chavePiano
Música de câmara
Ensino especializado da música
Itália
Portugal
Chamber music
Specialized music education
Italy
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Atividade Profissional é elaborado no âmbito do Despacho RT38-2011 que enquadra o acesso ao grau de Mestre dos diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao lançamento do Processo de Bolonha e que tenham mais de cinco anos de experiência profissional relevante. Relata-se o percurso académico e profissional em Itália e em Portugal, procedendo-se a uma comparação de experiência no ensino artístico dos dois países. Em particular, refere-se o percurso escolar,artístico e académico, em Avezzano e no Conservatório de Música “A. Casella” em L’Aquila, com incidência no contacto com o método pedagógico de Vincenzo Vitale, bem como na Universidade “La Sapienza” (Roma). É referido também o percurso artístico, com a participação em concursos nacionais e internacionais e a colaboração com Grigori Zhislin e Vadim Brodsky. Descreve-se também o percurso profissional em Portugal, enquanto professora de Piano, de Prática de Teclado, Música de Câmara, ou enquanto pianista acompanhadora, com a atividade desenvolvida a partir de 1998, no Conservatório de Música de Funchal, na Escola Profissional das Artes de Mirandela-ESPROARTE, no Conservatório de Música da Maia, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Mirandela), e no Conservatório de Música do Porto. Paralelamente, refere-se a formação e atividade de extensão à comunidade, no domínio da animação musical e musicoterapia.
This report of professional activity is elaborated according to Resolution 38-2011, which allows access to a Masters degree to those who already have a Bachelors degree before the establishment of the Bologna Process and who have more than five years of relevant professional experience. This report describes the academic and professional path of a musician in Italy and Portugal, and continues with a comparison of the experience of music teaching in both countries. Specifically it describes the scholastic course, artistic and academic, in Avezzano and in the Conservatory of Musical “A. Casella” in L’Aquila, with the results of the contact with the pedagogical methods of Vincenzo Vitale, as well as in the University La Sapienza (Rome). There is also a reference to artistic development through the participation in national and international competitions as well as the collaboration with noted artists such as Grigori Zhislin, or Vadim Brodsky. Following is a description of the artistic career in Portugal since 1998 as a professor of piano, of piano proficiency, as a chamber musician or as an accompanist in these institutions: Conservatório de Música do Funchal, Escola Profissional de Artes de Mirandela – ESPROARTE, Conservatório de Música da Maia, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Mirandela) Conservatório de Música do Porto. There is also a parallel reference to on-going research and community outreach in the areas of cultural activities and music therapy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57223
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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