Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57270
Título: | Reflexão e auto-regulação no processo de ensino-aprendizagem da guitarra |
Outro(s) título(s): | Reflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitar |
Autor(es): | Barbosa, Ana Rita Rodrigues Gouveia |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Reflexão Auto-regulação Guitarra Ensino especializado Música Reflection Self-regulation Guitar Specialized teaching Music |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, integrado no âmbito do estágio supervisionado
do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade do Minho, relata a
investigação realizada em torno das estratégias cognitivas de reflexão e auto-regulação
no processo de ensino-aprendizagem da guitarra. Esta investigação inserida no âmbito
da prática de ensino supervisionada, foi realizada na instituição de ensino Curso de
Música Silva Monteiro e contou com a participação de dois alunos do segundo grau de
guitarra. A necessidade premente da promoção de autonomia, pensamento crítico,
capacidade de resolução de problemas e do papel activo dos alunos aquando as suas
aprendizagens tornam esta temática pertinente. Aplicamos o nosso plano de intervenção
que consistiu na preparação de três obras correspondentes ao programa de segundo
grau de guitarra tendo em consideração a aplicação de estratégias que proporcionassem
atitudes reflexivas e auto-regulatórias nos alunos. O objectivo principal foi investigar se
após a aplicação do nosso plano de intervenção os alunos se manifestariam capazes de
organizar e realizar os seus planos e métodos de estudo, demonstrar conhecimentos e
aplicar competências de forma autónoma e consciente. Os resultados obtidos apontam
que o uso das estratégias de reflexão e auto-regulação no ensino aprendizagem da
guitarra podem ser promotoras de motivação no estudo individual dos alunos e do seu
sucesso na aquisição das suas aprendizagens. This internship report, made in the final stage of the Master in Music Teaching in Universidade do Minho, is a research conducted around the cognitive strategies for reflection and self-regulation in the teaching-learning process of the guitar. This research included within the teaching of supervised practice, was held in the educational institution Curso de Música Silva Monteiro with the participation of two students from the second level of the guitar. The significant need of the promotion of autonomy, critical thinking, problem-solving and the active role of students when they are learning, makes this topic relevant. Our plan of intervention consisted in the preparation of three musical pieces which correspond to the second-degree program of guitar and we take into account the implementation of strategies that provide reflexive attitudes and selfregulatory approaches in the students. The main objective was to investigate if, after the application of our plan of intervention, students would be able to organize and carry out their plans and methods of study, demonstrating knowledge and applying skills independently with awareness. The results show that the use of the strategies of reflection and self-regulation in the teaching-learning of the instrument can be promoters of motivation in the individual study of students and their success in the acquisition of their learnings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57270 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Rita Rodrigues Gouveia Barbosa.pdf Acesso restrito! | 3,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |