Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57376
Título: | Estimular a criatividade da criança através das artes visuais em contexto pré-escolar |
Autor(es): | Almeida, Ana Eduarda Faria |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Artes visuais Criatividade Educação pela arte Investigação-ação Visual arts Creativity Education through art Action-research |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino
Supervisionada I, integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1º Ciclo do Ensino Básico e contou com a participação do grupo de cinco anos da instituição
situada na cidade de Guimarães. Este estudo apresenta o desenrolar do Projeto de Investigação e
Intervenção Pedagógica que teve como finalidade primordial estimular, fomentar e promover a
criatividade da criança através do subdomínio das Artes Visuais, articulando ao mesmo tempo as
diversas áreas do saber.
Este projeto alicerça-se numa perspetiva de uma Educação pela Arte, voltada para a
expressividade e criatividade, no sentido de ampliar e desenvolver na criança tanto a criatividade
e a sensibilidade como a comunicação com o mundo exterior. Pretendeu-se ajudar as crianças a
sair do mundo percetível para o mundo do inexplicável, onde a criança tem a possibilidade de ser
espontânea, expressiva e criativa, onde se questiona e pensa sobre o mundo. Potenciou o
envolvimento ativo, participativo e intencional das crianças na construção do seu próprio
conhecimento, reservando-lhes um papel de destaque em todo o projeto, o qual se fundamentou
em princípios socio construtivistas e incentivou a aprendizagem pela ação.
Neste documento é narrado e refletido todo o desenvolvimento do Projeto de Investigação
e de Intervenção em questão, partindo de uma metodologia de Investigação-Ação. Sendo
elaborado um enquadramento teórico de suporte revendo algumas contribuições teóricas dos
principais conceitos, sendo descritas as seis principais intervenções e analisados e avaliados os
seus respetivos dados, para um melhor entendimento e reflexão da investigação e intervenção
implementada.
Por fim, são apresentadas as conclusões, limitações e sugestões, em deferimento à
avaliação da concretização dos objetivos propostos com o Projeto de Investigação e Intervenção
Pedagógica, refletindo o percurso da estagiária durante a sua estadia no contexto e sobre as suas
aprendizagens a nível pessoal e profissional proporcionadas pela implementação do projeto. This report was developed as part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice I of the Master’s in Preschool and 1st Cycle of Basic Education and counted with the participation of the five year’s old group from de kindergartner placed in the city of Guimarães. This study presents the development of the Investigation and Intervention Pedagogical Project who had the primary purpose to stimulate, encourage and promote the creativity of the child through the subdomain of the Visual Arts, articulating the many areas of knowledge. This project is based on an Education through Art, facing the expressiveness and creativity, in order to expand and develop in the children so much the creativity and the sensibility like the communication with the outside world. It was intended to help the children leave the perceptive world to the unexplained world, where the child have the possibility of being spontaneous, expressive and creative, where them question and think about the world. Enhanced the active, participated and intentional involvement of the children in the construction of their own knowledge, reserving them a prominent role throughout the entire project, which was based on the social constructivist principles and encouraged the learning through action. In this document it is narrated and reflected all the development of the Investigation and Intervention Project in question, through an Investigation-Research method. Being prepared a theoretical framework of support reviewing some theoretical contributions of the key concepts, being described the six main interventions and analyzed their respective data, for a better understanding and reflection of the research and intervention implemented. Finally, conclusions, limitations and recommendations are presented, in granting of the achievement of the objectives assessment proposed with the Investigation and Intervention Pedagogical Project, reflection the intern path during her stay in the context and about her personal and professional learnings provided by the project implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57376 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Eduarda Faria Almeida.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |