Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57442

TítuloA aprendizagem das Ciências Musicais: estratégias potenciadoras do estudo autónomo dos alunos
Outro(s) título(s)The Learning of Musical Sciences: strategies that enhance the autonomous study of students
Autor(es)Lopes, Pedro Manuel Coutinho
Orientador(es)Lessa, Elisa
Palavras-chaveTecnologia educativa
Estudo autónomo
Computador
Internet
Educational technology
Autonomous study
Computer
Data2017
Resumo(s)O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido no âmbito da Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música. O estágio envolveu as turmas de 6º e 8º grau da disciplina História da Cultura das Artes e de 1º e 5º grau de Formação Musical do Conservatório de Música de Barcelos. Este projeto tem como título “A aprendizagem das Ciências Musicais: estratégias potenciadoras do estudo autónomo dos alunos” e, como evidenciado no título, revela as estratégias, através dos meios tecnológicos, como o computador e a Internet, para o estudo autónomo do aluno visando a melhoria na aprendizagem da música. Os motivos que levaram à escolha do tema prendem-se com o desejo de compreender os fundamentos dos benefícios do estudo autónomo do aluno, enquanto atividade potenciadora de aprendizagem. Um dos objetivos deste projeto consiste em conceber um suporte digital para estudo como recurso didático para as disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. Na sua concretização foram utilizadas duas plataformas digitais: a google forms e a wix.com. Considerando a importância de os alunos terem acesso à informação, exercícios e outros materiais sobre os conteúdos lecionados, estes espaços digitais deram aos alunos um contacto mais direto e ativo no trabalho de ambas as disciplinas ficando demonstrado na intervenção uma melhoria significativa na participação na sala de aula e uma aprendizagem de sucesso.
The project of pedagogical intervention was developed within the scope of the Supervised Practice of the Master in Music Teaching. The stage involved the 6th and 8th grade classes of the History of Culture of Arts course and 1st and 5th grade of Music Formation of the Music Conservatory of Barcelos. This project is entitled "The Learning of Musical Sciences: Strategies that Enhance the Autonomous Study of Students" and, as evidenced in the title, reveals the strategies, through technological means, such as the computer and the Internet, for the autonomous study of the student aiming at improvement in music learning. The reasons that lead to the choice of theme are related to the desire to understand the fundamentals of the benefits of autonomous student study as a learning activity. One of the objectives of this project is to design a digital support for study as didactic resource for the subjects of History of Culture and Arts and Music Education. In its implementation, two digital platforms were used: google forms and wix.com. Considering the importance of the students having access to the information, exercises and other materials on the contents taught, these digital spaces gave the students a more direct and active contact in the work of both disciplines, being demonstrated in the intervention a significant improvement in the participation in the room classroom and successful learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57442
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Manuel Coutinho Lopes.pdfRelatório de Estágio8,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID