Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57715
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro | por |
dc.contributor.author | Marinha, Paula Cristina do Monte Santa | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T14:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57715 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O trabalho que se apresenta insere-se na unidade curricular Estágio Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho e foi realizado no âmbito da prática pedagógica no Conservatório de Música de Barcelos (CMB), no ano letivo 2016/2017, através de protocolos celebrados entre o CMB e o Instituto de Educação da Universidade do Minho. O objeto de estudo, o movimento corporal como ferramenta pedagógica aplicado nas Classes de Conjunto – Coro, foi aplicado numa turma de iniciação III e IV do 1º Ciclo do ensino Básico com alunos em regime integrado e supletivo. Com este estudo, procura-se verificar a aplicabilidade e as potencialidades desta ferramenta pedagógica no que concerne à motivação do aluno, à postura, à concentração, à memorização, e avaliar se de facto o movimento influencia ou não a sonoridade do coro no geral e do individuo em particular, intensificando as vivências musicais e tornando a sua formação mais completa e significativa. Este estudo encontra-se organizado em três partes. A primeira parte aborda a temática “O movimento corporal como ferramenta pedagógica”, na qual se apresentam pedagogos e músicos de destaque no processo de ensino-aprendizagem da música. Estes autores promoveram a interação do movimento corporal com a música, designadamente a perceção e aprendizagem musical no plano do canto coral. Na segunda parte expõe-se a metodologia utilizada, seguindo-se a terceira fase que apresenta a caracterização do contexto escolar e respetivo projeto desenvolvido no domínio da Prática Pedagógica Supervisionada. Neste ponto, apresentam-se as peças corais estudadas com a turma de estágio, bem como os movimentos corporais desenvolvidos para cada uma delas e alguns exercícios efetuados com movimento corporal. A implementação do projeto permite concluir que o movimento corporal é uma ferramenta pedagógica muito útil no auxílio das aprendizagens nas Classes de Conjunto, apesar de nem sempre ser utilizada nas aulas de Coro pelos professores da disciplina. Faz-se ainda a reflexão de que, para obter dados mais relevantes e objetivos, se tornará necessário realizar um estudo transversal aos diferentes ciclos de ensino e com um prazo mais alargado. | por |
dc.description.abstract | The work that follows is part of the curricular unit Professional Internship of a Master’s degree in Music Teaching from the University of Minho and was carried out within the framework of pedagogic practice at the Music Conservatory of Barcelos (CMB), in the academic year of 2016/2017, through protocols concluded between CMB and the Institute of Education at the University of Minho. The object of study, the body as a pedagogical tool applied in Ensemble Classes - Choir, was applied in the initiation class III and IV of the first cycle of basic education with students in integrated and supplementary regime. This study aims at verifying the applicability and potential of this educational tool in terms of students’ motivation, posture, concentration, and memorization, and evaluating if in fact movement influences the overall sonority of the choir and of the individual in particular, intensifying musical experiences and making their training more meaningful and complete. This study is organized in three parts. The first part deals with the theme "Body movement as a pedagogical tool", which features educators and prominent musicians in the teaching-learning process of music. These authors promoted the interaction between body movement and music, with a particular emphasis on perception and learning at the level of choral singing. The second part sets out the methodology used, followed by the third stage which features the characterization of the school context and respective project developed in the field of Supervised Pedagogical Practice. At this point, the choral pieces studied with the students are presented, as well as the body movements designed for each one and some exercises carried out with body movement. Through the implementation of the project, we can conclude that body movement is a very useful pedagogical learning tool in Ensemble Classes, although teachers of this subject do not always use it in Choir lessons. We realised that in order to get more relevant and objective data, it is necessary to conduct a cross-sectional study of the different cycles of teaching and with an extended term. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Movimento corporal | por |
dc.subject | Prática coral | por |
dc.subject | Teaching and learning | por |
dc.subject | Music | por |
dc.subject | Body movement | por |
dc.subject | Choir practice | por |
dc.title | O movimento corporal como ferramenta pedagógica nas aulas de Classe Conjunto - Coro | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202109003 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Cristina do Monte Santa Marinha.pdf Acesso restrito! | 8,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |