Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57718
Título: | Aplicação de conceitos de “Audiação” na aprendizagem do Trombone |
Outro(s) título(s): | Applying "Audition" concepts in learning the trombone |
Autor(es): | Badajós, José Rafael Carvalho |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | “Audiação” Trombone Aprendizagem “Audition” Trombone Learning |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino
de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano
letivo 2016/2017, no Conservatório de Música do Porto nos Grupos de Recrutamento M19 –
Trombone, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro;
Classe de Conjunto.
O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como objetivo a aplicação de conceitos de
“Audiação” na aprendizagem do trombone, procurando aferir a aplicabilidade e as potencialidades
destes conceitos na otimização do sentido rítmico, dinâmicas, articulações
expressividade/musicalidade, afinação e atitude na performance. Para a realização do estudo, foi
usada a colaboração de três alunos do Conservatório de Música do Porto. Para a recolha e
posterior análise de dados referentes ao sentido rítmico, dinâmicas, articulações
expressividade/musicalidade, afinação e atitude na performance, foram realizadas várias
gravações audiovisuais. Foram ainda realizados inquéritos, em forma de questionários, aos alunos
participantes no projeto.
Após a análise dos resultados, pode concluir-se que a aplicação dos conceitos de
“audiação” na prática letiva e na intervenção pedagógica do ensino do Trombone, trouxe melhorias
notórias na evolução do desempenho e rendimento dos alunos envolvidos neste estudo, sendo por
isso, uma ferramenta importante no desenvolvimento das capacidades musicais de um
instrumentista. This Traineeship Report of the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho presents a project of pedagogical intervention, carried out during the 2016/2017 school year at the Conservatório de Música do Porto in the Recruitment Groups M19 - Trombone and M32 - Vocal and / or Instrumental Sets; Orchestra; Chamber music; Choir; Set Class. The Pedagogical Intervention Project had the objective of applying "Audition" concepts in the learning of the trombone, seeking to assess the applicability and the potentialities of these concepts in the optimisation of the rhythmic sense, dynamics, articulations expressivity / musicality, tuning and performance attitude. For the accomplishment of the study, the collaboration of three students of the Conservatory of Music of Porto was used. For the collection and subsequent analysis of data referring to the rhythmic sense, dynamics, articulations expressivity / musicality, tuning and performance attitude, several audiovisual recordings were made. Surveys were also conducted, in the form of questionnaires, to the students participating in the project. After analyzing the results, it can be concluded that the application of the concepts of "audiation" in the teaching practice and in the pedagogical intervention of the Trombone teaching, has brought about notorious improvements in the performance of the students involved in this study, an important tool in the development of an instrumentalist's musical abilities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57718 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Rafael Carvalho Badajós.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |