Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57769

TítuloO trabalho auditivo na aula de saxofone: estratégias de abordagem ao repertório
Autor(es)Mendes, Andreia Carina Monteiro
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveAudição
Estratégias de abordagem ao repertório
Saxofone
Audition
Repertoire approach strategies
Saxophone
Data2018
Resumo(s)A temática do presente relatório incidiu sobre a importância do trabalho auditivo na aula de saxofone, usando estratégias de abordagem ao repertório. O Relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, desenvolvido na Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi implementado na referida escola com alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, tendo o projeto de investigação incidido num universo de oito alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Os objetivos do projeto centraram-se em ajudar os alunos a desenvolver competências auditivas, espírito crítico, memória, capacidade de tocar de ouvido e de compreender a estrutura formal das obras em estudo. Com os instrumentos de recolha de dados utilizados como a observação participante e as entrevistas semiestruturadas concretizadas aos alunos intervenientes e ao professor cooperante (M18), concluímos que o projeto surtiu efeito ao nível do desenvolvimento auditivo, bem como da memorização e de uma maior consciência da obra ao nível da sua estrutura formal. Através da realização de um inquérito por questionário aos professores de saxofone do ensino especializado da região Minho foi possível aferir a qualidade e pertinência das práticas implementadas no projeto, confirmando que, segundo os professores inquiridos, elas são necessárias e desejáveis no contexto do ensino especializado de instrumento.
The internship project discribed in this report focused on the importance of developing aural skills in saxophone lessons through repertoire approach strategies. This intership is part of the Professional Practice of the Master’s Degree in Music Education at the University of Minho, developed at the Professional Art School of Vale do Ave (ARTAVE). The Pedagogical Intervention Project was implemented in this school with students of 1st, 2nd, 3rd and Secondary levels, and the research project focused on a universe of eight students from 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The objectives of the project were to help students develop aural skills, critical judgement competences, memory, ability to play by ear and to understand the formal structure of the music pieces being studie. The data collection instruments used (such as participant observation and semi-structured interviews to the students and the cooperating teacher [M18]), allowed to conclude that the project had a positive effect on the level of aural skills developed, as well as memorization and awareness of the pieces formal structure. By conducting a questionnaire to experienced saxofone teachers of the specialized music schools of the Minho region, it was possible to reflect upon the quality and pertinence of the practices implemented in this project and to confirm that these practices are needed and desirable in the context of specialized music instrument teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57769
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Carina Monteiro Mendes.pdf5,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID