Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57810

TítuloAs contribuições do aplicativo WhatsApp no Ensino Superior: estudo de caso com os professores do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
Autor(es)Barroso, William Rafhael Gomes
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveTecnologia da informação e da comunicação
Educação
Professor
WhatsApp
Ensino Superior
UFAM
Information and communication technology
Education
Higher Education
Data2018
Resumo(s)Esta dissertação teve por objetivo identificar qual a contribuição do aplicativo WhatsApp no processo de ensino aprendizagem no Ensino Superior, de acordo com a visão dos professores do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Para realizar este trabalho, começamos com uma revisão teórica buscando fundamentar e compreender as tecnologias da informação e da comunicação e sua relação com a educação, e também assim compreender a sua evolução nos últimos vinte anos, bem como o papel do professor, das redes sociais, especialmente o Facebook, e do WhatsApp no Ensino Superior. A partir da revisão teórica, foram construídas categorias que tornaram-se os pontos norteadores para a elaboração dos questionários que foram aplicados com os docentes. Para a interpretação e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, com foco na análise categorial,. Em relação à visão dos professores quanto à perspectiva do uso do WhatsApp e como utilizam o aplicativo em sala de aula, constatou-se que, principalmente a utilização, se dá para o trabalho e para interagir e se comunicar com os alunos, amigos e familiares. Pelo uso já estar inserido no cotidiano dos estudantes, ele é mais facilmente utilizado em sala de aula. As principais estratégias utilizadas pelos professores para envolver os alunos no uso educativo do WhatsApp em sala de aula são os fóruns de discussão, o compartilhamento de material didático, a disponibilização de conteúdo da disciplina, a criação de grupos e o acompanhamento do aluno. Utilizando estas estratégias, pode vir a sobrar mais tempo para que sejam feitas discussões e interações entre os professores e os alunos, possibilitando maiores reflexões e proporcionando assim uma aprendizagem mais colaborativa. Quanto à avaliação do WhatsApp em sala de aula, os professores avaliam a experiência de utilizar o aplicativo como positiva. Seu uso demonstra ser uma nova forma de os professores se relacionarem com seus alunos, facilitando a comunicação e interação e trazendo inovações ao processo de ensino-aprendizagem, gerando inclusive mais vínculo e confiança entre eles. Uma das barreiras levantadas pelos professores é a questão da distração que o uso do WhatsApp pode provocar quando utilizado em sala de aula, bem como a falta de internet de qualidade na universidade. Outra lacuna importante que foi constatada é a formação dos professores para o uso do WhatsApp, demonstrando que existe resistência ainda ao uso dessa tecnologia. Dessa maneira, tendo uma formação deficiente ou quase nula para a utilização deste aplicativo em sala de aula, os professores sentem-se inseguros e continuam com suas práticas tradicionais de ensino. Como conclusão, a partir de toda a revisão teórica e análise de dados feita nesta dissertação, é possível afirmar que esse aplicativo possui muito potencial didático e grande capacidade de contribuir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior.
This dissertation has the purpose of identifying the contribution of the WhatsApp application for the learning process in higher education, according to professors from the Institute of Nature and Culture of the Federal University of Amazonas. In order to carry out this task, we started with a theoretical vision whose purpose was to justify and to understand the information and communication technologies and their relation with education and also to understand their evolution throughout the past twenty years, the role of the professor, the role of Social Networks, especially Facebook and WhatsApp, in higher education. Through the theoretical review, categories have been created which became the orienting points for the elaboration of the surveys that were applied to professors. In order to interpret and to analyze the data, the content analysis has been used, focusing on the category analysis. As far as the professors’ points of view/ perspectives on the use of WhatsApp, and how the application is used in class are concerned, it was realized that it is a good tool to work and to interact and communicate with other students, friends and relatives. It is easier for students to use the application in class because it is something that is already part of their daily lives. Creating discussion forums, sharing educational material, making the contents of the subject available, creating groups and monitoring students are the main strategies used by professors to engage students in the educational use of WhatsApp in class. If these strategies are used, there will probably be more time for professors and students to discuss different topics and to interact, which will allow bigger reflections and more cooperative learning. As far as the evaluation of WhatsApp in class is concerned, professors evaluate the experience of using this application positively. Its use seems to be a new way for professors to engage with students, making their communication and interaction easier and bringing innovation to the process of teaching/learning and even creating a bigger bond and more trust between them. The distraction that the use of WhatsApp may cause when used in class and the lack of quality internet access at the university is one of the barriers created by professors. Another important gap that has been noticed is the professors' formation to use the WhatsApp application, which demonstrates that there is still opposition to the use of this technology. This way, having a bad formation or almost no formation at all in the use of this application in class makes professors feel insecure and they keep up with their traditional teaching methods. As a conclusion, through the theoretical review and analysis of the data carried out in this dissertation it is possible to say that this application has lots of educational potential and a great ability to contribute to the improvement of the teaching/learning process of higher education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57810
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
William Rafhael Gomes Barroso.pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID