Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57884

TítuloA gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE
Outro(s) título(s)Management of oral expression in interaction during the process of learning Spanish as a Foreign Language
Autor(es)Gonçalves, António Jorge Silvestre
Orientador(es)Cea Álvarez, Ana María
Palavras-chaveExpressão oral
Interação oral
Estratégias de aprendizagem
Oral expression
Oral interaction
Learning strategies
Data2017
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e relata um projeto desenvolvido em 2015/16 numa turma de Espanhol – nível Iniciação - A2, do 11º ano de escolaridade, numa Escola do distrito de Braga. O projeto de intervenção tem o tema de “A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira” e foi articulado segundo os seguintes objetivos: 1) Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na interação da expressão oral; 2) Conhecer os mecanismos utilizados pelos alunos na gestão da comunicação; 3) Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias de aprendizagem e comunicação através de estratégias didáticas adequadas ao perfil específico de cada aluno, com a intenção de que estes consigam atingir um maior nível de autorregulação no processo de aprendizagem de interação oral; 4) Promover a competência autónoma em relação à aprendizagem da Língua Estrangeira; 5) Avaliar o processo e os resultados da intervenção pedagógica na ótica dos alunos e do professor reflexivo em prática. Para além de ter em consideração as diretrizes dos documentos orientadores do Ensino-Aprendizagem, a nível nacional e internacional, o projeto de intervenção visava analisar as necessidades específicas de aprendizagem do grupo alvo e dar-lhes resposta através da implementação duma metodologia de investigação-ação, que permitiu refletir sobre a prática docente e investigativa de forma continuada. Para isso, foram criados vários instrumentos destinados a recolher informação sobre os alunos alvo, assim como outros dados que permitiram monitorizar o desenvolvimento do projeto e a resposta do público-alvo e averiguar qual o impacto da intervenção.
The current report is part of the Practicum of the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It portrays a project developed in 2015/2016 in an Elementary A2 level Class of Spanish of the 11th grade of a school belonging to the district of Braga. The intervention project has the theme of “Management of oral expression in interaction during the process of learning Spanish as a Foreign Language” and it was structured according to the following aims: 1) To diagnose the main difficulties of students in Oral Interaction; 2) To get to know the strategies students use in managing communication; 3) To develop learning and communicative strategies in students through pedagogical strategies fitting each students’ specific profile, aiming they get a higher level of self-regulation in the process of learning oral interaction; 4) To promote autonomy regarding the learning of a Foreign Language; 5) To evaluate the process and the results of the pedagogical intervention from the point of view of the students and the trainee teacher. In addition to following the guidelines of the main Teaching-Learning documents, nationally and internationally, the intervention project aimed to analyse the specific learning needs of the target group and provide solutions through the application of action-research methodology, which allowed the continuous reflection about the teaching and investigating practice. Therefore, several instruments were created destined to collect information about the target students as well other data which allowed monitoring the development of the project and the response of the target and the impact of the intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57884
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Jorge Silvestre Gonçalves Relatório Mestrado Inglês e Espanhol.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID