Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57996

TítuloNo Trilho de Amadeo… de Vila Meã para o Mundo: um projeto local de âmbito global
Autor(es)Costa, Alfredo Filipe Borges de Oliveira
Orientador(es)Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves
Palavras-chaveHistória
Arte
Amadeo
Paris
Amarante
History
Art
Data2017
Resumo(s)O presente relatório descreve todas as fases de um projeto dinamizado no ano letivo 2015/2016, no Externato de Vila Meã. Com o intuito de associar este estabelecimento de ensino do concelho de Amarante à exposição da obra de Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais, nasceu a ideia de envolver alguns alunos do ensino secundário num projeto de intercâmbio com uma escola francesa. No entanto, o projeto foi muito além da visita de estudo a Paris, dinamizando-se uma série de atividades e tendo sempre como pano de fundo a vida e a obra do pintor amarantino, numa constante articulação com a História Local. Concomitantemente, houve sempre uma preocupação com a articulação entre o projeto e as atividades letivas, através da planificação de aulas que tiveram Amadeo de Souza-Cardoso como figura central e a partir do qual se abordou o primeiro modernismo português. Em suma, a concretização deste projeto local de âmbito global é o resultado de quinze anos de experiência profissional e é apenas ilustrativo de um percurso pautado por outros projetos em que estive envolvido.
This report describes all stages of a project developed in the academic year 2015/2016 at the Externato de Vila Meã. In order to associate this educational establishment in Amarante to the exhibition of Amadeo de Souza-Cardoso’s work at the Grand Palais, the idea to engage some secondary school students on an exchange project with a French school was born. However, the project was well beyond the study visit to Paris, promoting lots of activities and always having as background the life and work of the amarantino painter, on a constant articulation with Local History. At the same time, there has always been a concern with the relationship between the project and the school activities, through the planning of lessons that had Amadeo as central figure and from which was taught the first Portuguese modernism. In short, the implementation of this project at both local and global level is the result of fifteen years of professional experience and is only illustrative of a path marked by other projects that I have been involved with.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório atividade profissional de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57996
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Filipe Borges de Oliveira Costa.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID