Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58134

TítuloPlaneamento e avaliação colaborativos e promoção do sentido crítico nas crianças
Outro(s) título(s)Collaborative planning and evaluation and promotion of critical thinking in children
Autor(es)Alves, Margarida Rios
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chavePlaneamento e avaliação
Colaboração
Capacidades reflexivas e críticas das crianças
Planning and evaluation
Collaboration
Reflective and critical capacities of children
Data2018
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado I (PESI), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, e tem como base o estágio numa sala de Jardim de Infância (JI). Intitulado “Planeamento e avaliação colaborativos e promoção do sentido crítico nas crianças”, tem como finalidade aferir o contributo dos momentos de planeamento e avaliação colaborativos para as crianças e para todos os intervenientes do JI. A decisão do tema para a intervenção e investigação surgiu aquando das semanas de observação, onde verifiquei a implementação do processo “planear-fazer-rever”, princípio básico do modelo educativo High/scope, na rotina diário do grupo, o que me levou a questionar acerca dos seus contributos para as crianças. Desenvolvi assim, um projeto de intervenção, onde mantive um papel ativo na realização dos momentos de planeamento e avaliação com o grupo, tentando potenciá-los. E ainda um papel de observação ativo realizando a recolha de dados que posteriormente analisei e apresento neste relatório. Para o desenvolvimento da investigação, a base metodológica foi a investigação-ação, uma metodologia qualitativa que incide na recolha e análise de dados com o fim de promover mudanças sociais. Assim, levou-me a recolher dados e a refletir sobre eles para decidir como melhorar a intervenção pedagógica, neste caso a adoção dos momentos de planeamento e avaliação nas salas de JI, sempre com o propósito de contribuir para uma mudança social. As conclusões retiradas, apontam para o fato de efetivamente os momentos de planeamento e avaliação colaborativos contribuírem para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, bem como para a promoção das suas capacidades de antecipação e de reflexão, podendo ainda contribuir para a progressiva comunicação oral e para o desenvolvimento de capacidades de socialização, principalmente de colaboração com os outros. Vivenciando, as crianças formam-se enquanto cidadãs.
This report is based on the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice I of the Master in Pre-School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education and is based on the internship in a Kindergarten room. Entitled "Collaborative Planning and Evaluation and Promotion of Critical Thinking in Children," the purpose of this report is to verify the contribution of the moments collaborative planning and evaluation for children and for all the participants of the Kindergarten. The decision of the theme for the intervention and investigation came up during the observation weeks, where I verified the implementation of the "plan-do-review" process, the basic principle of the High/scope educational model, in the daily routine of this group, which led me to question about their contributions to children. I developed an intervention project, where I kept an active role in the accomplishment of planning and evaluation moments with the group, trying to empower them. And still an active observation role by collecting data that I have analyzed and present in this report. For the development of research, the methodological basis was research-action, a qualitative methodology that focuses on the collection and analysis of data to promote social changes. Thus, it led me to collect data and reflect on them to decide how to improve pedagogical intervention, in this case the adoption of planning and evaluation moments in the Kindergarten rooms, always with the purpose of contributing to social changes. The conclusions drawn point to the fact that the moments of collaborative planning and evaluation contribute to the development of the critical spirit of children, as well as to the promotion of their capacities for anticipation and reflection and may also contribute to progressive oral communication and for the development of socialization capacities, mainly of collaboration with others. Experiencing, children form themselves as citizens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58134
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Rios Alves.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID