Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58139

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorVilaça, Luís Miguel da Silveirapor
dc.date.accessioned2019-01-14T11:52:39Z-
dc.date.available2019-01-14T11:52:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58139-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informáticapor
dc.description.abstractO projeto descrito no presente relatório apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática. Este foi desenvolvido com a turma do 12.º ano do curso do programa PROFIJ IV, Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Ilha do Faial – Açores, na UFCD Instalação e Gestão de Redes - Projeto. O projeto incide sobre as vantagens da aplicação da Metodologia e Ensino por Projeto em comparação com outras Metodologias de Ensino, aplicadas nas salas de aula. Esta estratégia de ensino–aprendizagem incide na resolução de problemas, em grupo, promovendo a interdisciplinaridade e aproximando os alunos da realidade do mundo do trabalho. O professor passou a ter, assim, um papel de orientador, apoiando as aprendizagens e estimulando a autonomia, envolvendo os alunos nas suas aprendizagens. Foi proposto aos alunos que construíssem um projeto de redes, onde apresentavam propostas para solucionar um problema existente na escola. A proposta consistia na criação de uma rede específica para as salas de informática, partilhando com a rede geral da escola apenas a ligação à internet, permitindo aos professores a possibilidade de desligarem a internet somente para os alunos da sua sala de aula. Deste modo, foi dada a possibilidade aos alunos de realizarem um projeto que futuramente poderá ser implementado na escola. O processo investigativo passou por uma abordagem qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Pode-se verificar, através dos resultados obtidos e da opinião dos alunos, que a utilização da Metodologia de Ensino por Projeto contribuiu para o sucesso da intervenção.por
dc.description.abstractThe described project in this report shows the Supervised Pedagogic Intervention Project developed in the Informatics Teaching Master’s degree. This project was developed with the 12th class of the program PROFIJ IV named, Information Technology Technician – Networks Installation in the Secondary School “Manuel de Arriaga”, Faial Island Azores, in the UFCD Networks Management and Installation – Project. The project is about comparing all the advantages of the Project Method Teaching implementation with other Teaching Methods in the classroom. This leaning - teaching strategy is all about solving problems in groups promoting interdisciplinary approaching the students to the real world of work. The teacher is now a mentor supporting all the learnings and stimulating autonomy. Therefore, the students are more involved in their way of learning. The students were suggested to build a network project, in which they could introduce solutions for a school problem. To build a specific network only for the computers room, sharing with the school network only the internet connection. This way the teachers could turn off internet only for the students in their classes. Likewise, the students had the chance to work on a project that can be developed at school in the future. The research process was based in a qualitative and quantitative data analysis approach from the data. Regarding the results and the student’s opinions we conclude that the Project Teaching Method was very useful for the intervention success.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetodologias de ensinopor
dc.subjectEnsino por projetopor
dc.subjectRedespor
dc.subjectTeaching methodologiespor
dc.subjectProject teachingpor
dc.subjectNetworkspor
dc.titleEstudo da metodologia projetual no desenvolvimento de um projeto de redespor
dc.title.alternativeStudy of the project methodology in the development of a networks projectpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202136906por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Miguel da Silveira Vilaça.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID