Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58312

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorGonçalves, Sílvia Madalena de Brito Ferreirapor
dc.date.accessioned2019-01-16T17:01:15Z-
dc.date.available2022-01-01T07:01:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58312-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractA temática do presente relatório incide na exploração de funções sociais da música em contexto de aulas de Saxofone e Música de Conjunto, inserindo-se no âmbito da Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi implementado com os alunos da classe de saxofone e numa das turmas de ensemble de sopros do Conservatório Bomfim (Braga), abarcando alunos desde o primeiro ciclo ao ensino secundário. Este projeto teve como objetivos fundamentais perceber o que são funções sociais da música; investigar o grau de conhecimento dos alunos e comunidade escolar em relação a este tema; realizar atividades nos dois contextos de intervenção e fora do contexto escolar que promovessem várias funções sociais da música; analisar os resultados das atividades e perceber em qual dos contextos são mais notórios os efeitos a exploração de funções sociais. Através dos instrumentos de recolha de dados como a observação participante, inquéritos (aos intervenientes e comunidade escolar) e análise dos resultados das atividades desenvolvidas nos dois grupos de recrutamento, concluiu-se que apesar dos alunos conseguirem identificar vários “sentidos” para a música que fazem e que ouvem, não os conseguem relacionar diretamente com as funções sociais da música nem os identificam na música que fazem na escola onde estudam. Já as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Intervenção, para além de promoverem um envolvimento de toda a comunidade escolar na sua realização, promoveram também o desenvolvimento de capacidades musicais (como criação em grupo, improvisação e trabalho auditivo) e aumentaram a motivação e entrega dos alunos.por
dc.description.abstractThe theme of this report focuses on the exploration of social functions of music in Saxophone and Ensemble Music classes and it was developed for Minho University’s master’s degree in music teaching. The pedagogical intervention project was implemented in Conservatório Bomfim (a music school in Braga’s city center), with the saxophone class and one of the woodwind ensembles, covering students from the first cycle of basic education to secondary education. This project had as fundamental objectives to understand the social functions of music; to investigate students and the school community’s degree of knowledge regarding this topic; to develop activities outside the school context that promoted various social functions of music, both in saxophone and woodwind ensemble contexts; to analyze the results of the activities and to perceive in which of the contexts the effects of the exploration of social functions are the most obvious. Through data collection tools such as participant observation, surveys (to participant students and school community) and analysis of the developed activities results’, one can conclude that although students were able to identify several "meanings" for the music that they make and listen, they cannot relate them directly to the social functions of music or identify them in the music they make at the school where they study. Regarding the activities developed within the Intervention Project, in addition to promoting the involvement of the entire school community in their realization, they also promoted the development of musical abilities (such as group creation, improvisation and auditory work) and increased students’ motivation and commitment.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFunções sociais da músicapor
dc.subjectSaxofonepor
dc.subjectMúsica de conjuntopor
dc.subjectEnsino especializado da músicapor
dc.subjectSocial functions of musiceng
dc.subjectSaxophoneeng
dc.subjectEnsemble musiceng
dc.subjectSpecialized music teachingeng
dc.titleExploração de funções sociais da música nas aulas de Saxofone e de Música de Conjuntopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202138186por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silvia Madalena de Brito Ferreira Goncalves.pdfRelatório de Estágio7,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID