Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58564

TítuloA importância da Expressão e Educação Dramática no desenvolvimento de competências diversificadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Peixoto, Sara Manuela Alves
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chaveExpressão dramática
Competências
Desenvolvimento
1.º Ciclo
1.º ano
Drama
Skills
Development
Elementary school
First grade
Data2018
Resumo(s)A Expressão e Educação Dramática é uma área do saber versátil e com imensas potencialidades educativas, sendo, por essa razão, a base do presente projeto que, em termos metodológicos, se enquadra no modelo de investigação-ação. A Expressão e Educação Dramática proporciona o desenvolvimento de diversas competências (cognitivas, emocionais, sociais e comportamentais), através de propostas estruturadas, lúdicas, prazerosas, desafiantes, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral do aluno. Neste projeto de investigação procurou-se explorar algumas propostas de atividades desta área curricular como meio para potenciar o desenvolvimento de competências diversificadas. O projeto foi desenvolvido numa escola do Município de Guimarães, numa turma de 26 alunos, a frequentar o 1.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. Ao longo de todo o processo, optou-se por atividades diferenciadas. Cada atividade foi, sempre, escolhida em função das características específicas da turma, nomeadamente a faixa etária dos alunos, as suas particularidades, os seus interesses e curiosidades, bem como mediante as possibilidades consideradas mais adequadas à temática.
Dramatic Expression and Education is an area of versatile knowledge with many educational potentialities, and for this reason, it is the basis of the present project that, in methodological terms, fits in the action-research model. Dramatic Expression and Education provides the development of several skills (cognitive, emotional, social and behavioral) through structured, playful, pleasurable and challenging proposals, promoting the well-being and the integral development of the student. In this research project we tried to explore some activities proposals of this curricular area as a means to promote the development of diversified skills. The project was developed in a school of Guimarães county, in a class of twenty six students, studying in the first grade of elementary school, aged between six and seven years old. Throughout the process, we opted for differentiated activities. Each activity was always chosen according to the specific characteristics of the class, namely the age group of the students, their particularities, their interests and curiosities, as well as the possibilities considered more appropriate to the theme.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58564
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Manuela Alves Peixoto.pdf
Acesso restrito!
3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID