Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58673

TítuloGramática para todos: a abordagem comunicativa da competência gramatical no âmbito do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
Outro(s) título(s)Grammar for all: the communicative approach of grammatical competence in the teaching - learning of Spanish as a foreign language
Autor(es)Dias, Elsa Liliana Sousa
Orientador(es)Dono López, Pedro
Palavras-chaveGramática
Competência gramatical
Abordagem comunicativa
Grammar
Grammatical competence
Communicative approach
Data2018
Resumo(s)O presente relatório de estágio, enquadrado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem como objetivo descrever e refletir sobre as diferentes etapas da elaboração e implementação do meu projeto de investigação-ação, relativo à abordagem comunicativa da competência gramatical no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, no contexto específico de uma turma de 9ºano. Numa primeira fase, far-se-á o enquadramento teórico do tema deste trabalho, apresentando as diferentes metodologias de aprendizagem e ensino das línguas estrangeiras ao longo da história, dando particular relevo à abordagem comunicativa e ao papel que a gramática foi ocupando nas diferentes correntes metodológicas. Em seguida, procederei à contextualização da minha intervenção, expondo os elementos que estão na base do meu projeto de intervenção, nomeadamente a caracterização da escola e da turma e os documentos orientadores do processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola. Por fim, apresentarei o meu plano de intervenção pedagógica supervisionada, destacando os objetivos inicialmente traçados, as estratégias e atividades desenvolvidas e os instrumentos de investigação utilizados. Numa segunda fase, descreverei a minha intervenção pedagógica, destacando as atividades diretamente relacionadas com o tema do meu trabalho. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar até que ponto se desenvolve o domínio da competência gramatical no âmbito do ensino/aprendizagem do espanhol, à luz das mais recentes tendências metodológicas. Para tal, foi posta em prática a abordagem comunicativa da gramática na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
The present internship report, within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and of Spanish in Basic and Secondary Education, aims to describe and reflect on the different stages of the elaboration and implementation of my action research project on the communicative approach of grammatical competence in the teaching / learning process of Spanish as a foreign language in the specific context of a 9th grade class. In a first phase, the theoretical framework of the theme of this work will be presented, presenting the different methodologies of learning and teaching of foreign languages throughout history, with particular emphasis on the communicative approach and the role that grammar has been occupying in the different currents methods. Then, I will contextualize my intervention, exposing the elements that are the basis of my intervention project, namely the characterization of the school and the class and the guiding documents of the teaching / learning process of the Spanish language. Finally, I will present my supervised pedagogical intervention plan, highlighting the objectives initially set, the strategies and activities developed and the research instruments used. In the second phase, I will describe my pedagogical intervention, highlighting the activities directly related to the theme of my work. The objective of this work was to verify the extent to which the domain of grammar competence in the field of teaching / learning of Spanish is developed, in the light of the most recent methodological tendencies. For this, the communicative approach of grammar in the learning of Spanish as a foreign language was put into practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58673
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elsa Liliana Sousa Dias.pdf3,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID