Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58819

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBroega, A. C.por
dc.contributor.advisorMota-Ribeiro, Silvanapor
dc.contributor.authorPonte, João Pedro Gouveia depor
dc.date.accessioned2019-01-31T15:01:25Z-
dc.date.available2019-01-31T15:01:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58819-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Modapor
dc.description.abstractAtualmente a indústria da moda é liderada maioritariamente pelo sistema Fast Fashion, um sistema totalmente insustentável principalmente a nível social e ambiental e que faz da moda uma das indústrias mais poluentes. Em contrapartida, a temática da sustentabilidade é algo que suscita cada vez mais interesse e que tem vindo a ser discutida em todos os setores e áreas ligadas à moda. A sustentabilidade deve fazer parte de toda a conceção do produto, desde o seu planeamento até ao seu descarte. Assim, este trabalho aborda o planeamento e desenvolvimento de uma marca de moda, a Pedro Ponte, que nasce com os princípios da sustentabilidade na sua génese e todo o planeamento da marca deve passar obrigatoriamente pela sustentabilidade, sendo esta também um fator diferenciador. Durante o estudo são abordados alguns conceitos, nomeadamente no que toca à identidade, comunicação e imagem de marca e também a nível da sustentabilidade e dos seus princípios. Uma vez que o bom planeamento de um negócio, neste caso uma marca de moda, é a chave para este ser bem-sucedido, escolheu-se trabalhar sob as diretrizes do Business Model Canvas, um método que prevê o preenchimento de duas tabelas (Canvas) de uma forma simples e organizada e que levará a uma fácil leitura e compreensão do negócio que se pretende desenvolver. Desta forma, numa primeira fase do trabalho, são definidos os valores da marca, a sua identidade e tipologia de produto para seguidamente ser apresentado o Modelo Canvas devidamente preenchido, acompanhado de uma breve proposta de comunicação. Por último são apresentadas algumas peças que vão ao encontro da identidade da marca e os conceitos apreendidos acerca da sustentabilidade e os meios para a alcançar.por
dc.description.abstractNowadays the fashion industry is led mostly by the Fast Fashion system, a totally unsustainable system mainly at social and environmental levels and that makes fashion one of the most polluting industries. On the other hand, the sustainability subject is something that raises more and more interest and that has been discussed in all sectors and areas related to fashion. Sustainability should be part of the entire product design, from its planning to its disposal. Therefore, the present study addresses the planning and development of a fashion brand, Pedro Ponte, which is born from the principles of sustainability in its genesis. The entire planning of the brand must pass through sustainability, being this is also a differentiating factor. Throughout the study, some concepts are approached, specifically in terms of identity, communication and brand image, as well as in terms of sustainability and its principles. Because the proper planning of a business, in this case a fashion brand, is the key to success, it was chosen to work under the guidelines of the Business Model Canvas, a method that proposes the filling of two tables (Canvas) in a simple and organized way, that will lead to an easy reading and understanding of the business that is intended to develop. In this way, in the first phase of the study, the brand values, their identity and product typology are determined, followed by a properly completed Canvas Model, followed by a brief brand communication suggestion. Lastly, are presented some pieces of clothing that meet the brand's identity and the learned concepts about sustainability and the means to achieve it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectMarcas de modapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFashionpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectFashion brandspor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleEstratégia de criação de uma marca sustentável e aspetos da sua comunicaçãopor
dc.title.alternativeStrategy for creating a sustainable brand and aspects of its communicationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202140962por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO+João+Pedro+Gouveia+de+Ponte.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID