Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58861

TítuloCategorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
Outro(s) título(s)Categorization and study of content typologies’ impact on a Facebook community: Mixpão Canidelo case study
Autor(es)Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
Orientador(es)Duarte Melo, Ana Guilhermina Seixas
Palavras-chaveComunicação
Comunidade online
Conteúdo
Estratégia digital
Facebook
Redes sociais
Communication
Content
Digital strategy
Online community
Social networking sites
Data2018
Resumo(s)Com o aparecimento de uma imensidão de plataformas digitais e de novas formas de comunicar, alicerçadas nas constantes mutações tecnológicas, é de especial importância para as marcas e empresas marcarem a sua presença no universo online, de maneira a comunicarem com os seus consumidores de forma mais próxima, intimista e imediata. Esta premente necessidade de adaptação às novas realidades tecnológicas e, simultaneamente, à constante alteração de interesses e necessidades de consumidores, obriga as marcas e empresas a readaptarem a sua comunicação de forma tão rápida quanto essas evoluções, sob pena de ficarem para trás naquilo que é o processo de criação de uma ligação emocional entre consumidor e marca, na melhoria da reputação, no aumento notoriedade da marca e, por fim, na imagem percebida. Assim, é vital criar estratégias de comunicação adaptadas ao mundo digital, aproveitando as potencialidades do mesmo na produção de conteúdos envolventes e que vão ao encontro dos interesses dos seus consumidores, numa comunicação que se pretende constante, readaptável, mas, sobretudo, eficaz. Como tal, este estudo procura compreender o universo das redes sociais na Internet e o papel que desempenham, atualmente, em todo o processo de comunicação entre marca e consumidor, propiciando relações mais estreitas e duradouras entre ambos. Tendo como base a experiência de estágio na agência Bastarda e a página de Facebook da Mixpão Canidelo, são categorizados e analisados os diferentes tipos de conteúdo comunicados durante um período prédeterminado, numa tentativa de estabelecer correlações entre as suas características principais e a capacidade de gerarem graus de envolvência junto da comunidade online.
With the large variety of digital platforms available and new ways of communicating, due to the immensity of technology changes we see every day, it is of the utmost importance that brands and companies make their mark on the online universe, so they can communicate with their customers in a closer, more meaningful and immediate way. This pressing need of adapting to the new technology reality and, at the same time, to the changes of consumers’ interests and needs, requires brands to readapt their communication at a similar pace. Otherwise, they will be left behind in what we know as the process of creating an emotional connection between brand and consumer, the improvement of brand reputation and the increase of brand awareness. Thus, it is vital to create communication strategies suited to the digital world, taking advantage of all its potential, so they can produce engaging content that meets every single need of their customers, always with a constant, adaptable and, finally, effective communication. Therefore, this study aims to understand the universe of social networking sites and their role in the whole process of communication between a brand and its consumers, searching for everlasting and closer connections. Based on the internship at Bastarda agency and having the Facebook page of Mixpão Canidelo posts as the subject of analysis, different types of content communicated online for this brand are categorized and analyzed, in a given period of time. Thereby it’s possible to search for correlations between the main characteristics of those types of content and their capacity to engage with the brand’s online community.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58861
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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