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TítuloIdade de lata, vida de ouro: sustentabilidade do envelhecimento ativo na terceira idade
Outro(s) título(s)Age of can, life of gold: sustainability of aging active in the elderly
Autor(es)Pinto, Ana Catarina Santos
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEnvelhecimento ativo
Qualidade de vida
Histórias de vida
Investigação-ação participativa
Active aging
Quality of life
Life stories
Research-participatory action
Data2018
Resumo(s)O aumento da esperança média de vida é um dos grandes desafios da humanidade, não só pela realidade plena de significados, como de identidade social e cultural. Neste sentido, o presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto “Idade de lata, Vida de ouro: Sustentabilidade do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade” foi realizado num Centro de Dia de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Braga. Considerando os objetivos delineados previamente, foi selecionado como paradigma de intervenção/ investigação o paradigma qualitativo; a investigação-ação participativa enquanto metodologia que privilegia o ator social e as suas vivências, a sua história de vida. Neste sentido, foram criadas cinco oficinas, facilitadoras da educação ao longo da vida. Os resultados levam-nos a concluir que as relações entre os utentes se fortaleceram, para que estes demostrassem uma participação mais ativa na sua própria vida.
The increase of the average life expectancy is one of the great challenges of humanity, not only for the full reality of meanings, but also for social and cultural identity. In this sense, the present report arises within the scope of the Master in Education, area of specialization in Adult Education and Community Intervention. The "Age of can, Life of Gold: Sustainability of Active Aging in the Elderly" project was carried out in a Day Center of a Private Institution of Social Solidarity of the district of Braga. Considering the objectives outlined previously, the qualitative paradigm was selected as an intervention / research paradigm; participatory action research as a methodology that privileges the social actor and his experiences, his life history. In this sense, five workshops were created, facilitating lifelong education. The results lead us to conclude that the relationships between the users were strengthened, so that they showed a more active participation in their own life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59505
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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